Dar aulas de judô nas escolas e passar suas experiências para uma geração futura nos diz que o judô significa mais do que apenas um esporte. As crianças precisam ser apoiadas pedagogicamente para que possam crescer e se tornar indivíduos bem equilibrados.
O projeto Erasmus SchoolJudo.EU oferece uma abordagem pedagógica que contribui para o desenvolvimento físico, mental e social / emocional das crianças e melhora a segurança social nas escolas.
Jigoro Kano fundou o judô como uma estrutura de educação física e mental. Sua visão final era criar uma sociedade melhor por meio dos valores do esporte. É por isso que o Erasmus SchoolJudo.EU se baseia na crença de que as crianças que praticaram judô na escola terão uma vantagem durante toda a vida.
O projeto Erasmus SchoolJudo.EU inspira o judoca a enfrentar os oito valores fundamentais do judô: amizade, honra, respeito, modéstia, educação, coragem, autocontrole e sinceridade. A esses oito valores fundamentais, adicionamos um nono, que é o catalisador do projeto Erasmus SchoolJudo.EU: diversão. Com o projeto Erasmus SchoolJudo.EU, aprender é divertido e dotar as crianças de competências para a vida.
O judô é uma escola de vida onde todos os praticantes seguem um código moral em sua prática e na vida. Antes de mais nada, nossa principal missão é entreter e educar o judoca.
Independentemente de filosofia, origem, religião ou qualquer tipo de discriminação, a prática do esporte só traz lucro para o desenvolvimento humano. Dessa forma, características como a determinação, a capacidade de superação, a força para cair, mas depois voltar a subir, podem favorecer o crescimento de uma criança até a formação de um adolescente e, posteriormente, de um adulto.
A questão por trás do Erasmus SchoolJudo.EU é o que queremos para os nossos filhos?
- Queremos construir uma sociedade melhor, educando as crianças por meio do judô e seus valores.
- Queremos ajudar as crianças, inicialmente em nossos países piloto (Itália, Eslovênia e Hungria) a estabelecer metas, ter disciplina, respeitar umas às outras e ao meio ambiente, lidar com o sucesso e também lidar com o fracasso.
- Do ponto de vista da saúde, acreditamos que, sendo ativas, as crianças podem lutar contra a obesidade e contra o bullying.
- Queremos que cada criança tenha a oportunidade de participar de programas de judô na escola e tenha um sistema que possa ser facilmente duplicado e adaptado às especificidades de cada país.
Nosso objetivo final é envolver milhões de crianças todos os anos, ensinando-lhes habilidades para a vida e criando uma sociedade melhor.
Por: Nicolas Messner e Jo Crowley - Federação Internacional de Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!