Você se pergunta por que os judocas do Japão tiveram tanto sucesso nas Olimpíadas? Investigamos e apresentamos os quatro principais motivos! Verifique-os aqui.
O Japão é o berço do judô, e esse esporte está entre os mais populares do país. Essas Olimpíadas foram as de maior sucesso da história do esporte no Japão, apesar de todos os desafios enfrentados por todos devido à pandemia de Covid-19. O judô foi o que mais contribuiu na corrida do ouro nas Olimpíadas do Japão, com uma equipe de 14 jogadores que terminou no pódio 12 vezes. E dessas 12 medalhas, os judocas japoneses ganharam nove de ouro! Eles nunca haviam experimentado tanto sucesso, e queríamos investigar as razões do domínio do Japão no judô. Se você também estiver curioso, junte-se a nós para descobrir os quatro principais motivos pelos quais os judocas japoneses tiveram tanto sucesso nas Olimpíadas.
Tatami em casa
Competir em casa sempre adiciona um pouco de vantagem para os jogadores ou times anfitriões. Embora os judocas japoneses não tenham tido o privilégio de ser aplaudidos pela torcida local devido aos rígidos protocolos antipandêmicos, eles certamente tiveram uma força adicional, já que atuaram no tatame doméstico. O Nippon Budokan é um lugar sagrado para todos os judocas japoneses. Eles definitivamente se sentem mais inspirados em uma luta nesta arena que foi construída para as Olimpíadas de Tóquio em 1964. É um local altamente sagrado, especialmente no Japão, e seus judocas sempre dão um pouco mais do que o esperado no tatame desta arena.
Tradição
Como já falamos, o judô é originário do Japão e é um esporte tradicional no país. Esta arte marcial combina força atlética e força mental, o que reflete perfeitamente a alma japonesa. Portanto, é muito importante no Japão, não apenas como um esporte, mas como uma herança que representa o orgulho desta nação.
Jigoro Kano criou o judô no século 19, e esta arte marcial foi introduzida no programa Olimpíadas em Tóquio 1964. adivinhar qual país é o maior sucesso na história do judô dos Jogos Olímpicos? Claro, é o Japão. Cinquenta judocas representaram o Japão na história das Olimpíadas e eles conquistaram 84 medalhas. O Japão ganhou mais medalhas do que qualquer outro país no judô.
Eles têm muitos treinadores experientes e um monte de jovens talentos. Após décadas de muito treino e paciência, os melhores foram filtrados para unir espírito e corpo e sincronizar força e técnica. Como sociedade tradicional, o Japão sempre busca os melhores resultados possíveis neste esporte. Ganhar uma medalha de ouro e ouvir o hino nacional é o objetivo final de todos os judocas japoneses, pois é sua forma de preservar a tradição.
Fracasso de Londres
No entanto, os judocas do Japão nem sempre tiveram sucesso nas Olimpíadas. Eles tiveram uma experiência muito ruim em Londres 2012. Apesar de terem sido projetados para dominar pelo menos metade das 14 categorias, eles voltaram para casa com sete medalhas, mas apenas um ouro. Foram tempos difíceis para o judô no Japão, já que todos pensavam que seu domínio havia acabado.
As Olimpíadas de Londres foram apenas o culminar do declínio acentuado do judô no Japão. Eles conquistaram oito medalhas de ouro dois ciclos antes em Atenas, enquanto esse número caiu pela metade quatro anos depois, em Pequim. Apenas um ouro em Londres disparou o alarme, e o público do Japão queria uma revolução no judô.
Embora seus judocas tenham obtido sucesso no Campeonato Mundial e liderado o ranking mundial, eles foram eliminados muito cedo na competição. No entanto, eles analisaram bem a situação e treinaram muito para voltar ao caminho das vitórias. Esse trabalho árduo trouxe resultados impressionantes nove anos depois, quando os judocas do Japão tiveram o maior sucesso até agora. Eles precisavam chegar ao fundo do poço para voltar à moda e coletar nove medalhas de ouro no torneio recém-terminado. Apesar de não ter conseguido definir o contador de medalhas de ouro para dez após a derrota contra a França na categoria Seleção Mista , o Japão pode estar encantado com sua formação de judô.
Prosperando sob pressão
Os judocas japoneses estão sempre sob pressão devido às suas excelentes atuações anteriores e ao fato de serem considerados favoritos em todas as competições. O fato de o Japão ser a nação de maior sucesso neste esporte coloca os holofotes em seus judocas. Por outro lado, seus oponentes estão sempre extremamente motivados para colocar suas melhores lutas contra os judocas japoneses mais bem cotados. Eles tinham uma responsabilidade adicional - representar o país no tatame doméstico.
No entanto, o Japão enviou uma equipe poderosa para este torneio olímpico. Pelas regras do judô, apenas um jogador pode representar a nação em uma categoria. A escalação japonesa é tão numerosa que nenhum dos participantes da equipe olímpica competiu no Campeonato Mundial de Judô de 2021 . No entanto, eles tiveram muito sucesso nesse torneio também. Dessa forma, a equipe olímpica japonesa de judô teve mais tempo para se concentrar no evento mais importante. Sua mentalidade foi configurada perfeitamente e converteu toda a pressão em energia positiva que os levou ao sucesso.
Conclusão
O Japão ainda tem um futuro brilhante no judô, já que os membros de sua equipe olímpica são jovens o suficiente para participar de outro torneio. Paris sediará as próximas Olimpíadas em três anos, e o Japão terá a chance de se vingar na categoria de equipes mistas. Com novos talentos emergentes, não é impossível para os judocas do Japão melhorar esse recorde. Veremos como eles se prepararão e trarão glória à sua nação mais uma vez.
Por: JudoInside
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!