terça-feira, 17 de agosto de 2021

A ex-atleta olímpica Friba Rezayee está apavorada com o novo regime afegão



A ex-atleta olímpica Friba Rezayee, que representou o Afeganistão no judô nos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, apoia judocas em seu país natal por meio de sua instituição de caridade. Rezayee, que veio para o Canadá em 2011, é a fundadora e diretora executiva da Women Leaders of Tomorrow, uma organização sem fins lucrativos local que defende os direitos das mulheres e a educação no Afeganistão.

Quando Friba Rezayee, de Vancouver, consegue falar com seus entes queridos no Afeganistão, ela diz que pode ouvir pelo telefone os gritos assustadores das pessoas nas ruas da cidade, pontuados pelo estouro constante de tiros e o zumbido de helicópteros militares.

"Eles estão implorando por sua segurança, por suas vidas", disse Rezayee, cuja família está presa em Cabul.

Rezayee e muitos outros afegãos no exterior assistiram horrorizados depois que o Taleban invadiu a capital na manhã de domingo. O governo entrou em colapso e o presidente Ashraf Ghani estava em meio ao êxodo em massa de cidadãos e estrangeiros para fora do país.

O governo canadense fechou sua embaixada em Cabul, suspendeu as relações diplomáticas e instou os canadenses atualmente no Afeganistão a partirem imediatamente.

Foi um final sombrio para uma campanha custosa de duas décadas liderada pelos Estados Unidos para reconstruir o país.

"Meu coração está sangrando e minha mente não consegue compreender o fato de que o mundo deixou isso acontecer", disse Rezayee, uma refugiada que veio para o Canadá em 2011,  é fundadora e diretora executiva da Women Leaders of Tomorrow, uma organização sem fins lucrativos local defensores dos direitos das mulheres e da educação no Afeganistão.

Agora, ela está apavorada por eles.

"Eles serão severamente punidos por praticar esportes, por praticar judô. O Talibã vai puni-los, desde açoitá-los até a pena de morte", disse Rezayee.

"É um regime muito sombrio. Está além da imaginação."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!