Sanda Corak, Salima Souakri, Lisa Allan e Erdenet-Od Khishigbat no jantar de boas-vindas do
Campeonato Mundial em Budapeste, junho de 2021
No Congresso da IJF, em 3 de junho de 2021, novos membros do Comitê Executivo da IJF foram anunciados. Entre eles estavam 3 mulheres. Talvez isso não pareça algo especial. Talvez agora, em 2021, haja menos surpresa ao ver mulheres apontadas ao mais alto nível em suas áreas, mas este é um esporte de combate, um contexto de grappling e até 2017 não havia mulheres nesta posição.
Quando a Dra. Lisa Allan foi nomeada em 2017, como a primeira, foi um grande passo e abriu a porta, de forma visível, positiva, publicamente, de uma forma que mostrou os avanços que estão sendo feitos em todo o mundo para garantir a equidade de gênero e não foi um gesto ou serviço da boca para fora. Foi uma nomeação necessária e natural para a pessoa que agora exerce a função de Diretor de Eventos do Circuito Mundial de Judô.
O Dr. Allan agora é acompanhado por Sanda Corak (CRO), Salima Souakri (ALG) e Erdenet-Od Khishigbat (MGL). Todos os 3 foram proeminentes no judô e em comunidades esportivas mais amplas por muitos anos e eles trazem habilidades e experiências únicas para esta mesa de alta potência.
Sanda Corak (CRO) - Diretora de Educação da IJF
Sanda Corak foi um judoca competitivo, conquistando o título iugoslavo mais de dez vezes e estando entre os melhores da Europa na década de 1980. Ela passou grande parte de sua vida profissional, uma vez aposentada do tatame, focada na academia, reunindo muitos aspectos da pesquisa em torno de um núcleo central do judô. Sanda é agora o Editor-Chefe da nova revista 'Arts and Sciences in Judo' da IJF, com o volume 1 publicado online há apenas alguns meses.
“Por causa da minha formação, não só no judô, mas também na pesquisa científica e na educação, espero poder contribuir para o desenvolvimento em todo o mundo. No momento, a IJF é a única federação esportiva internacional a ter um periódico científico. Espero refinar e preencher a lacuna entre a pesquisa científica e a aplicação prática das descobertas no esporte”.
O trabalho de Sanda tem enormes implicações para a reavaliação e melhoria dos sistemas de treinamento, gerenciamento de lesões, compreensão psicológica e infinitos outros assuntos, todos significativos não apenas no nível de elite, mas filtrando para o esporte de nível de clube. É emocionante, para dizer o mínimo.
Uma das novas colegas de Sanda no Comitê Executivo da IJF é Salima Souakri (ALG), Diretora de Desenvolvimento da IJF. Salima competiu em 4 Jogos Olímpicos e foi 7 vezes campeã africana. Ela tem sido uma defensora ativa das mulheres no esporte e até ocupou um cargo como assessora da ONU.
“Estou muito, muito feliz por ter sido eleito para a CE. É um reconhecimento bem-vindo após uma longa carreira, mais de 36 anos no esporte competitivo e além. Depois dos meus quatro Jogos Olímpicos, fui treinadora de judô feminino na Argélia. Eu queria promover o judô feminino, reconhecendo que não há tantos praticantes no país. Eu tenho a responsabilidade pelas mulheres no judô e no esporte em geral para a Argélia e é tudo uma questão de desenvolvimento. Como campeão, tenho a oportunidade não apenas de falar sobre a conquista de medalhas, mas de defender uma causa. Sempre defenderei a igualdade de participação em todos os esportes no meu país, onde, tradicionalmente, não se aceita que as mulheres possam ser fortes no esporte.
Ser membro da CE é uma oportunidade importante e bonita de promover a igualdade na Argélia e em toda a África. Também ocupo um cruzamento entre a África e o mundo árabe. Existem muitos países árabes onde existem equipes masculinas, enquanto as femininas não. Existe uma corrente de pensamento que prefere pensar que investir no homem traz resultado, que é mais fácil, mas é o contrário! Como Ministro do Esporte de Elite na Argélia, minha vida profissional agora está alinhada e estou determinado a agregar valor ao CE da IJF com minha experiência e minha demografia. ”
O assento final é ocupado por Erdenet-Od Khishigbat (MGL), Diretor de Promoção Mundial da IJF. Erdenet-Od também é olímpica quatro vezes e medalhista mundial, foi 16 vezes campeã da Mongólia e tem a experiência adicional de treinar sua seleção nacional em dois ciclos olímpicos completos. Trabalhou com o prolífico judoca Munkhbat por 11 anos, através da seleção nacional, aposentando-se de sua função de treinadora em 2019.
“Eu tinha 13 anos em 1988, acabava de começar o judô na capital da Mongólia. Participei da competição por 20 anos e ao todo dediquei 32 anos ao dojo. Estou muito feliz com essa escolha.
Parece que agora tenho uma grande responsabilidade e levo isso a sério. Eu realmente conheço judô e vejo como uma vantagem trazer toda a minha experiência para a função de EC. Primeiro, quero aprender como trabalhar dentro da equipe da IJF, como sempre vi de fora; é preciso observar a organização. A partir daí, pretendo criar e refinar um plano de como ajudar a Mongólia e também o resto da Ásia.
Existem alguns problemas difíceis de enfrentar. No passado, a cultura mongol não facilitou a compreensão das mulheres que queriam praticar judô. Meu objetivo de longo prazo é ajudar meninas e mulheres, muitas delas vindas de áreas rurais com dificuldade de adaptação à cultura da cidade.
No momento, existe um centro de treinamento principal para todos os esportes na Mongólia: o centro de treinamento nacional. Não é obrigatório vir para o centro nacional, mas é muito mais rápido e traz mais chances de sucesso. Como treinador, pude ajudar alguns a fazer a transição, mas trabalhar dentro da CE permitirá ampliar essa missão, para incluir o desenvolvimento em mais países asiáticos. Eu quero ajudar todos eles. Muitos treinadores querem fazer esse tipo de trabalho, mas nem sempre é possível. Vamos mudar isso! ”
Poucos dias após o anúncio oficial do novo Comitê Executivo, durante o Campeonato Mundial, ocorreu uma votação discreta, para eleger os novos membros da Comissão de Atletas e também seu Presidente. O voto popular não surpreendeu e a já muito ativa austríaca, Sabrina Filzmoser, foi devidamente eleita. Essa função vem com inclusão automática no Comitê Executivo da IJF e, portanto, o CE ganhou mais uma mulher, elevando a proporção para 5 de 27 assentos. Isso é inovador e promove a causa da IJF Equity Commission, trazendo uma diversidade mais representativa para a organização geral da IJF.
Sabrina é uma atleta atual do Circuito Mundial de Judô e acaba de ser indicada pelo NOC austríaco para seus 4º Jogos Olímpicos, no crepúsculo de uma incrível carreira competitiva. Ela já está trabalhando duro na campanha de mudança climática da IJF e, como foi relatado recentemente, está fazendo um trabalho humanitário notável no Nepal e no Butão.
Sabrina foi humilde e entusiasmada ao comentar sua nomeação. “Agradeço muito ter essa chance de defesa e desenvolvimento em cargos de liderança e gestão, como mulher, promovendo os direitos e o bem-estar das mulheres por meio do nosso esporte, empregando nossos valores da melhor forma.
Todos compartilhamos o mesmo espírito de igualdade, lutando com coragem e humildade e isso me deixa orgulhoso de fazer parte e contribuir para o progresso e aprimoramento de toda a nossa comunidade de judô. ”
O presidente austríaco do judô, Martin Poiger, disse: “Estamos extremamente orgulhosos de Sabrina. Ficamos orgulhosos de sua indicação, mas ainda mais por ela ter assumido o cargo de presidente da comissão. Ela não é apenas uma atleta, mas parece ter energia para uma carreira sem fim e todos os seus aspectos são inspiradores ”.
Muitos membros do Comitê Executivo da IJF estarão trabalhando em Tóquio, em seus primeiros Jogos Olímpicos em suas novas funções, mas esta é uma estreia olímpica geral para nenhum deles e suas experiências anteriores combinadas com esta nova experiência prometem liderar todo o nosso judô família em uma era nova e progressiva, onde a igualdade de gênero é mais a norma do que a campanha.
Ter um atleta olímpico ativo na CE também é uma novidade para a IJF e, como um aparte, desejamos a Sabrina uma partida olímpica final segura e bem-sucedida em meio a uma carreira impressionante.
Por: Jo Crowley - Federação Internacional de Judô
Fotos: Gabriela Sabau e Emanuele Di Feliciantonio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!