Os Jogos Olímpicos estão se aproximando rapidamente. Há meses, principalmente com o adiamento do evento por um ano, todos estão nas primeiras etapas para se prepararem para o grande dia. Isso se aplica particularmente a atletas, é claro, mas também a uma categoria de pessoas sem as quais a competição não poderia acontecer: os árbitros.
A FIJ acaba de publicar a lista oficial de árbitros que arbitrarão os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos neste verão no Japão.
Juan Carlos Barcos, Diretor de Arbitragem Chefe da FIJ, conta um pouco mais: “Acho que encontramos os melhores árbitros do momento. Há mais de dois anos trabalhamos nisso e para isso montamos um sistema de ranking que nos ajudou muito na escolha.
Nos Jogos Olímpicos, precisamos de pessoas com experiência. Nos últimos meses, examinamos de perto todos os candidatos a uma vaga na equipe de arbitragem. Temos prestado especial atenção ao compromisso e envolvimento, que deve ser total. Tínhamos que ter em mente que só era possível um árbitro por país.
O que vimos acima de tudo foi a qualidade do trabalho prestado. Com os membros da nossa comissão e os especialistas que nos acompanham durante todo o ano, montamos uma lista de altíssima qualidade. É uma equipe honesta e séria, que conhece profundamente as regras de arbitragem e que se dedicará totalmente à designação dos vencedores certos. Dentro disso, notamos que a lista é equilibrada, com representação dos mais altos padrões em todos os continentes e gêneros. ”
Janos Tardos, delegado técnico do judô nos Jogos Paraolímpicos, disse: “Há alguns anos a FIJ e a IBAS (Federação Internacional de Esportes para Cegos) assinaram um Memorando de Entendimento para trabalhar juntos em vários setores, incluindo questões de arbitragem. As comissões de arbitragem da FIJ e do IBAS trabalham juntas há muito tempo e pudemos selecionar uma lista de árbitros da qual podemos nos orgulhar. Teremos os melhores árbitros possíveis para o nosso evento.
A arbitragem nos Jogos Paraolímpicos é um pouco diferente da arbitragem nos Jogos Olímpicos. As regras do judô são, obviamente, exatamente as mesmas, mas nossos árbitros precisam de conhecimentos especiais para trabalhar com atletas com deficiência visual de forma eficaz e, às vezes, também atletas surdos.
Com total apoio da FIJ, seu presidente, Sr. Marius Vizer e da Comissão de Arbitragem da FIJ, selecionamos os melhores árbitros para Tóquio. Ainda temos duas provas de qualificação a realizar antes dos Jogos Paralímpicos e o nosso grupo de árbitros estará lá, pronto. ”
Lista Oficial de Árbitros dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Sra. Enkhtsetseg TURBAT (MGL) Sr. Vladimer NUTSUBIDZE (GEO) Sr. Raul CAMACHO (ESP) Sr. Velimatti KARINKANTA (FIN) Sra. Roberta CHYURLIA (ITA) Sr. Mathieu BATAILLE (FRA) Sra. Akiko AMANO (JPN) Sr. Evgeny RAKHLIN (RUS) Sr. Lubomir PETR (AUS) Sr. Everado GARCIA (MEX) Sra. Sook Hee HYUN (KOR) Sr. Orlando CRUZ (DOM) Sr. Mariano DOS SANTOS (BRA) Sr. Ramziddin SAYIDOV (UZB) Sr. Jean-Claude DJIMBI (GAB) Sra. Annamaria FRIDRICH (HUN)
Lista Oficial de Árbitros dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020
Sr. Ronald POIGER (AUT) Sr. Artur FANDO (BLR) Sr. Jefferson Da ROCHA VIERA (BRA) Sr. Olivier DESROSES (FRA) Sr. Viktor HAVASI (HUN) Sr. Hiroyuki HIRANO (JPN) Sr. Jhon RAMAEKERS (NED) Sra. Ioana BADIUC (ROU) Sr. Vassily SMOLIN (RUS) Sr. Nedim BAYAT (TUR) Sr. Greg MOORE (EUA) Sr. Vyacheslav PERETEYKO (UZB)
Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!