Como parte do Festival Mundial Virtual da Juventude, o Sr. Marius Vizer, presidente da FIJ, participou no sábado, 21 de novembro, da mesa redonda 'VERDADE OLÍMPICA: ESPORTE PARA A PROMOÇÃO DA PAZ'.
Durante as discussões, ele apresentou o programa Judo pela Paz, “O programa Judo pela Paz da IJF foi criado em 2007 com o objetivo de promover a paz e o respeito mútuo em todo o mundo. A filosofia Judo para a Paz é baseada nos valores do código moral do judô e no lema 'ajuda mútua e bem-estar'.
Acreditamos firmemente que, além do desempenho, o esporte é uma ferramenta forte para a construção de sociedades melhores e para a resolução de conflitos. Como arte marcial e esporte olímpico, o judô lidera o caminho em termos de educação e apoio ao desenvolvimento social e, por meio de uma abordagem específica de resolução de conflitos, traumas e questões sociais são tratados para ajudar as pessoas a viverem juntas.
O Judo pela Paz atua em áreas de conflito, zonas pós-conflito e locais com desordens sociais e temos projetos em execução em campos de refugiados, bem como em outras áreas de conflito. Para citar alguns programas em que o IJF está envolvido: Turquia (campo de refugiados de Kilis), Zâmbia (acampamento de refugiados de Meheba), Malawi (campo de refugiados de Dzaleka), África do Sul (Judo pela Paz na África do Sul), a Região do Grande Lago da África ( Burundi, Ruanda, Congo Oriental), Jordânia (campo de refugiados Za'atari), Etiópia (programa de refugiados), Argentina (Terra del Fuego), Canadá (comunidades Inuit), Mongólia (comunidades isoladas), Brasil (Favelas), Afeganistão (em cooperação com o Comitê Olímpico da Noruega).
Durante todas essas atividades, uma estratégia específica de 'Judô pela Paz' é implementada como parte do plano de desenvolvimento global para as federações nacionais. As atividades dos refugiados se concentram nas gerações jovens, promovendo a autoconfiança, a identificação de traumas e a integração nas comunidades locais. O Judo pela Paz colabora ativamente com outras iniciativas educacionais da IJF, como Judo para Crianças, Judo nas Escolas ou Equidade de Gênero e os campeões do judô estão ativamente envolvidos no campo.
O Judo pela Paz tem como foco todos, sem qualquer tipo de discriminação e também auxilia na integração das crianças com deficiência física e mental. O foco principal é e continua sendo a educação e os valores essenciais para construir uma sociedade melhor. ”
O Presidente da IJF também entregou uma mensagem importante aos jovens, “Minha mensagem para os jovens conectados ao Festival Virtual Mundial, que é válido para todos os jovens do mundo, é muito simples: o esporte irá mantê-los saudáveis, em seu corpo e mente como bem. Será uma ferramenta insubstituível para você ser um cidadão melhor e fazer a diferença na sociedade em que vive.
Todos nós estamos atualmente passando por um período difícil; o mundo está dilacerado por conflitos e questões que dividem nações inteiras. Os jovens atletas estão acostumados ao trabalho árduo e à disciplina. Por exemplo, o judô é um esporte que ensina respeito, resiliência, amizade, ajuda mútua. Essas são qualidades que lhe dão uma boa posição moral e uma base sólida para sua vida futura.
No judô, como em todos os esportes de combate, você tem um oponente, mas através do judô, o seu oponente também se torna seu amigo, uma pessoa que você respeita, estima e com quem coopera. Essa é a força do judô, a força do esporte: transferir para o cotidiano os inestimáveis ensinamentos e meios para ser um cidadão modelo, bem integrado na sociedade e bem conectado com o mundo em que vivemos ”.
Por: Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô
Uma pequena bola de neve, que pode se transformar em uma bola gigante com possibilidade de mudar o mundo.
ResponderExcluir