segunda-feira, 16 de novembro de 2020

FIJ: O judô está chegando mais perto do céu


Sabrina Filzmoser está se preparando intensamente para os próximos prazos da competição, pois ainda está na disputa pela qualificação para os Jogos Olímpicos. Esse é o objetivo de uma vida e de uma carreira, mesmo que não seja a primeira participação da estrela austríaca, sabendo que ela já estava no circuito em 2008, durante as Olimpíadas de Pequim.

Apesar de tudo, ela continua trabalhando também no Himalaia, onde está envolvida há anos, apoiando o desenvolvimento do judô. Com a ajuda dela e graças à sua determinação, os judocas mais importantes do mundo acabaram de pisar no tatame ao pé do Monte Everest.

Sabrina é clara: “Estou realmente tentando me concentrar na preparação para competições futuras, mas este trabalho de desenvolvimento no Nepal agora me dá muita energia!” Ela acrescentou: “De alguma forma, sempre parece apenas um começo, mas o primeiro passos estão definidos, certo? "

Podemos confirmar que o judô finalmente pousou no dojo mais alto do planeta, localizado nas proximidades da escola Sir Edmund Hillary em Khumjung, a uma altitude de mais de 4000m.

"Isso parece ótimo, embora ainda enfrentemos tempos difíceis", explica Sabrina. "Embora a vida na Europa esteja voltando a ser um pouco mais complicada, desafiadora, mas uma vida COVID normal, infelizmente nossos amigos no Nepal não têm tanta sorte como nós somos. O número de novos casos diários do Nepal está aumentando rapidamente e o turismo é quase inexistente agora, embora não seja possível de qualquer maneira. O problema é que o Nepal é totalmente dependente de turistas, fundos, bolsas e ajuda de todo o mundo, que vem principalmente durante a alta temporada dos turistas. "

Sabrina atua nesta região do mundo há muitos anos e já apresentamos seu trabalho várias vezes, mas esta nova abertura de um dojo de judô perto do Monte Everest é algo especial, “Estou impressionada com as generosas doações para o Everest Judô na época do COVID. Desde que comecei a coletar milhares de metros de altitude em março passado e desde que lancei minha campanha do Gofundme em meados de julho, os recursos arrecadados custearam a carga, com um embarque inicial de suprimentos médicos, máscaras Ippongear, Judogis, roupas e muitos equipamentos de treinamento e materiais escolares, que foram entregues a Katmandu em outubro e novembro. Pudemos finalmente entregar até o distrito de Solukhumbu (região do Everest) a generosa doação de tatame, por helicóptero, única forma eficiente de fazê-lo. Tudo foi possível com o apoio incrível do judoca NPO Solidariedade da Educação Internacional de Judô, Yasuhiro Yamashita (Presidente do conselho de curadores - AJJF e Presidente do Comitê Olímpico Japonês) e Kosei Inoue e a gentil equipe trabalhadora, liderada por Hiroko Ozawa e Keiko Mitsumoto. Havia tantas pessoas maravilhosas envolvidas. "

Quando Sabrina lançou seu projeto para coletar medidores de altitude  ( https://www.ijf.org/news/show/sabrina-filzmoser-surpasses-mount-everest), ela não esperava um resultado tão surpreendente, “Porque a quantidade arrecadada excedeu em muito minhas expectativas, agora conseguimos despachar outro carregamento para fornecer ainda mais sherpas e judocas em toda a região. É crucial aqui, como em qualquer lugar, evitar a disseminação da COVID-19 por meio de profissionais de saúde bem treinados e da comunidade, mas também ajudar a população em geral com educação em saúde. Também é muito importante ajudá-los a disseminar nossos valores de judô. Ao financiar os suprimentos essenciais, o incrível treinador Kazi Sherpa ajuda as crianças e suas famílias a terem esperança para o futuro. "


Foi muito especial ver o tatame chegando do céu, “O tatami deveria ter sido entregue por carregadores, mas que diferença o apoio extra nos deu e pudemos entregar o equipamento de helicóptero. Essa foi com certeza a parte mais emocionante. "

Além dessa empolgação para as crianças e seus pais, a luta tem que continuar: “Juntos, continuaremos a oferecer apoio aos profissionais de saúde enquanto eles lutam contra o COVID-19. Também estamos trabalhando com nossos parceiros locais no Nepal, como a Fundação Pasang Lhamu, para determinar outras maneiras de ajudar. O turismo é a principal fonte de receita no distrito de Solukhumbu e com a maioria dos voos internacionais suspensos e nenhum turista visitando, a situação econômica é crítica. Como ainda não há fim à vista para esta pandemia, todos estão prevendo que haverá mais necessidade de apoio humanitário. "

Sabrina conhece a situação melhor do que ninguém e é por isso que sua mensagem é tão sincera: “O que sei agora com certeza é que o Nepal está sendo duramente atingido por este vírus e a situação está evoluindo rapidamente. Se você puder, por favor doe:


Assim, podemos continuar a responder rapidamente às necessidades emergentes, não apenas na escola Khumjung Hillary, mas também na escola Monjo, na escola Lukla, nos projetos da Federação do Nepal nos orfanatos de Katmandu e no projeto de judô para surdos e cegos, que é um projeto enorme de Dharma Khumar Shresta.

Obrigado e tashi delek a todos os membros da família do judô antecipadamente e a todos os apoiadores por ajudar a estender e promover os legados de Jigoro Kano e Sir Edmund Hillary, mesmo durante os tempos mais difíceis. "

Por:  Nicolas Messner - Federação Internacional de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!