Com o objetivo de retomar a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a serem realizados no verão de 2021, a equipe masculina comandada pelo professor Julio Alderete treina em Santiago de Cuba.
São os três atletas que se classificam para a nomeação nos cinco ringues, que também foram campeões nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019 e outros dois que também têm opções para chegar a terras japonesas.
Alderete comentou por telefone à Rádio Rebelde que estas cinco figuras chegaram em boa forma física, apesar de terem passado mais de sete meses afastados da sua principal casa de treino, a Escola de Formação de Atletas de Alto Rendimento “Cerro Pelado”.
“Aqui a preparação vai de acordo com as expectativas, percebemos que os meninos cumpriram os planos que os orientamos em suas respectivas províncias. De manhã fazemos judô no tatame e à tarde trabalhamos a preparação física, onde alternamos força e resistência ”.
O grupo que treina no Complexo Esportivo Antonio Maceo, é comandado pelo vice-campeão mundial Iván Silva. O homem de Matanzas é o segundo colocado no ranking mundial com 4773 unidades e só é superado por seu principal rival, o espanhol nacionalizado georgiano Nikoloz Sherazadishvili.
"Temos Iván com 90 Kg, Andy Granda com +100 Kg, Magdiel Estrada com 73 Kg e com 66 temos Osniel Solís e Orlando Polanco, ambos lutam por Tóquio."
De 19 a 22 de novembro, será realizado em Guadalajara, no México, o Campeonato Pan-Americano de Esportes, que premia os vencedores de cada uma das categorias com 700 pontos para o ranking universal. “A preparação agora está voltada também para este evento pela importância que ele tem para a qualificação olímpica”.
Sem dúvida as principais opções para as medalhas do judô masculino cubano nos Jogos Olímpicos estão na casa dos 90 quilos com Iván Silva. “Ele voltou de acordo com o que esperávamos e cumpriu à risca o plano de formação que o orientamos. É bom destacar o apoio da família nestes meses de reclusão, que até ajudou no treino dos atletas ”.
Embora tenham como foco a preparação olímpica, os judocas não negligenciam o cumprimento das medidas higiênico-sanitárias para evitar o contágio com COVID-19.
“Cumprimos rigorosamente o protocolo sanitário estabelecido pelo nosso Instituto de Medicina do Esporte, além de outras medidas orientadas pela Federação Internacional de Judô”.
Julio Alderete agradece o acolhimento que lhes foi dispensado na província de Santiago. “Todas as condições foram criadas para nós aqui em Santiago de Cuba para que possamos treinar e descansar. Obrigado também à organização que nos permitiu viajar para retomar a formação ”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!