A partir do dia 17 de julho, o Comitê Olímpico do Brasil disponibiliza aos atletas do Time Brasil e integrantes da delegação que participam da Missão Europa um canal de ouvidoria com ligações gratuitas. A criação do 800 181 717 (número de telefone internacional gratuito) é mais uma iniciativa da entidade com o compromisso de garantir um ambiente saudável, de acolhimento, orientação, proteção e prevenção aos atletas e todos os agentes envolvidos no esporte olímpico. O canal de denúncia vai funcionar de julho a dezembro, período em que a equipe estará em treinamento no continente europeu.
“O Canal de Ouvidoria Missão Europa é uma ferramenta que o COB coloca à disposição de seus integrantes, de suas delegações, sejam atletas, treinadores, equipe médica e colaboradores para se manifestarem em caso de testemunharem algo impróprio, antiético, que viole os princípios da Carta Olímpica, os estatutos, Código de Ética e Usos e Costumes. É um mais um canal oficial para esse tipo de manifestação diante das normas de Governança da Entidade”, explica o diretor de Esportes, Jorge Bichara.
As chamadas realizadas para o 800 181 717 serão direcionadas para o Canal Seguro e atendidas por profissionais treinados que vão seguir um script de entrevista. Depois de registradas, as denúncias do Canal de Ouvidoria Missão Europa serão encaminhadas ao Compliance Officer para análise prévia e avaliação.
As denúncias também podem ser feitas no portal do Contato Seguro, preenchendo um formulário online. Ao finalizar o registro, o denunciante vai receber uma senha para acompanhar sua queixa.
O canal de denúncias garante anonimato e sigilo, sejam confirmadas ou não as denúncias apontadas. O número do telefone a partir do qual a ligação foi feita não será identificado, uma vez que o sistema não permite qualquer forma de rastreamento das ligações dos usuários.
“Este canal para a Missão Europa é uma extensão do compromisso do COB em disponibilizar um meio para que as denúncias de atos antiéticos sejam reportadas em todos os eventos promovidos e sob a competência da entidade, sejam em território nacional ou em outros países”, diz Nelson Valsoni, Compliance Officer do COB.
Integrantes do Time Brasil, colaboradores, membros dos poderes do COB, prestadores de serviços e voluntários que estão no Brasil contam com três canais de denúncia disponibilizados pela entidade: Canal Seguro, Compliance Officer e Representantes.
Fonte: cob.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!