Na manhã deste sábado, 16 de maio, a 15ª Delegacia Regional, através do Delegado Regional Celso de Almeida Leite, promoveu uma reunião online com os professores de judô desta Delegacia, com o propósito de reencontra-los durante o curso deste isolamento social.
Foram 33 professores numa conversa tranquila de duas horas, onde Celso Leite expôs a atual conjuntura da Delegacia perante a pandemia, com algumas projeções e intensões, porém salientando que tudo dependerá do posicionamento das autoridades sanitárias e governamentais.
Um destaque salutar desta reunião foi a concordância de não se levar à reunião, assuntos políticos. E o que prevaleceu foram sugestões e comentários pertinentes ao judô.
Destaque para os professores Paulo Alvim que expôs o lançamento do judô escolar, que começa a ser implementado no estado e cujo foco será o judô educacional e de base, sem pretensões competitivas.
Rafael Borges, destacou a importância dos professores e gestores dos clubes quanto ao entendimento de decretos e novas leis, para que tomem sempre as ações liberadas por esses documentos legais, evitando multas e ações, pois como o judô é um esporte de contato, todos os protocolos oficias relacionados a atividades físicas não estão ainda aderentes ao judô. Borges também destacou que conforme Decreto Federal, o estado de calamidade pública segue até o dia 31 de dezembro.
De forma mais realista, por esse decreto, podemos ter as atividades de judô suspensas o ano todo. Porém temos esperança de que isso não aconteça e por um lado mais otimista é que pelo menos as aulas, de forma mais segura, comecem a sua retomada em agosto.
O professor Luis Antonio, como funcionário público e trabalhando na Secretaria de Esportes de Campinas, também ponderou as ações que a prefeitura de Campinas está adotando com relação às atividades em academias, lembrando que a liberação gradativa de atividades físicas possuem limitações e que para o judô será em última instância.
Sugestões como a utilização de cursos online para capacitação de professores aproveitando um pouco do tempo disponível de todos, dado pelo professor Tiago Valladão, foi bem aceita pelos participantes e a realização de convites de pessoas da área de saúde para uma próxima reunião, feita pelo professor Pedro Cruz, também poderá ser outra ação que será realizada.
Uma preocupação geral está sendo a forma como os professores atuam neste período de afastamento, para que mantenham seus alunos focados e preparados para a volta. Sabemos que com o tempo a dispersão e a ida dos alunos para outras modalidades que serão liberadas antes, pode causar um êxodo desses alunos. Então, estar preparado antecipadamente para oferecer formas seguras de treinamento poderá ser um grande diferencial na reconquista dos alunos e seus pais.
De certa forma, o encontro serviu também para que todos pudessem se ver e saber que estão todos bem de saúde. A iniciativa foi bastante positiva e novas reuniões serão marcadas.
E o churrasco virtual de fim de reunião foi marcado para ser na casa do professor Acácio Rodrigo!
Por: Boletim OSOTOGARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!