A exemplo de universidades do primeiro mundo que investem em atletas, a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da USP (EEFERP) iniciou um programa de atração de alunos dos ensinos fundamental e médio para o mundo acadêmico, por meio do esporte. O objetivo é trabalhar com todas as modalidades estudadas pela EEFERP, mas, como ponto de partida, optou-se pelo judô.
Ontem, 10 de outubro, foi lançado oficialmente o projeto Judô na EEFERP – Aproximação entre a Universidade e a Sociedade através do Esporte, que apresentou as oportunidades de futuro que a USP oferece aos jovens e a história dos jogos olímpicos, com destaque para o judô e as ideias de seu criador, o professor japonês Jigoro Kano.
Presentes na mesa de honra a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Prof. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, o Diretor da EEFERP/USP, Prof. Dr. Cristiano Roque Antunes Barreira, o Diretor do IFSC/USP (Gestão 2014-2018), Prof. Dr. Tito José Bonagamba, os professores kodanshas Uichiro Umakakeba, Sadao Fleming Mulero, Hatiro Ogawa e Cleber do Carmo.
Além dos alunos da EEFERP/USP, estudantes do ensino médio e fundamental que estiveram no evento são praticantes de judô e integram a equipe da 12ª Delegacia Regional da Mogiana da Federação Paulista de Judô e integram o Projeto Rumo ao Pódio, coordenado pelo professor Cleber do Carmo. Além da visita às dependências físicas da EEFERP, os alunos executaram atividades de judô no tatame.
Como parte da programação, durante o ciclo de palestras realizadas na parte da manhã os alunos puderam participar de um workshop de física, interagindo com algumas experiências, despertando o interesse deles pela matéria.
Além das atividades com os alunos dos ensinos fundamental e médio, o projeto tem dois outros importantes objetivos, o oferecimento de cursos de judô e a criação de um Núcleo de Alto Rendimento. Informações mais detalhadas sobre o projeto Judô na EEFERP – Aproximação entre a Universidade e a Sociedade através do Esporte podem ser encontradas pelo site da Escola.
Ao relatar sobre a escolha do judô como primeiro esporte para a implantação do projeto, o professor Tito José Bonagamba, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, um dos idealizadores do projeto em Ribeirão Preto, lembra que o judô tem como um dos fundamentos principais a disciplina dos atletas e se apresenta como uma das modalidades olímpicas de maior expressão do País. Além disso, destaca que a cidade de Ribeirão Preto é um centro importante do judô paulista desde a década de 1960, hoje liderado pelo sensei Cleber do Carmo, Delegado Regional da 12ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô – Mogiana, coordenador do Centro de Excelência de Judô de Ribeirão Preto e parceiro nesse projeto.
O professor lembra também que esse é o segundo movimento de aproximação com o judô, já que a EEFERP organizou, em novembro de 2017, o Workshop Estratégico USP Ciência e Esporte: O judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil.
Opinião do boletim OSOTOGARI
Muito ótima a iniciativa da EEFERP/USP em abrir as portas da Universidade, utilizando o esporte como ferramenta para essa aproximação com a sociedade, podendo oferecer parcerias para melhoria de desempenho para atletas através da expertise existente em pesquisa e desenvolvimento acadêmicos e também de poder apresentar aos alunos do ensino médio e fundamental a oportunidade de saber que é sim possível cursar uma universidade de alto nível e gratuitamente. A parceria realizada entre a EEFERP/USP e a Federação Paulista de Judô, através da 12ª Delegacia Regional, é um início deste projeto que tem potencial para crescer e oportunizar mais judocas a melhorar seu desempenho competitivo e principalmente despertar nesses atletas o interesse em frequentar uma universidade.
Muito importante e excelente a escolha do judô para começar o projeto, que além de ser a modalidade que mais medalhas olímpicas conquistou para o país, tem como característica a disciplina de seus praticantes, outro fator importante para a realização deste sério e bem estruturado trabalho acadêmico esportivo.
Essa parceria tem todos os motivos para dar muito certo e será um sucesso. A semente foi plantada, em breve muitos frutos dessa parceria serão colhidas.
Clique aqui e confira a documentação fotográfica do evento.
Com informações do Jornal da USP
boletim OSOTOGARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!