O caminho para alcançar uma vaga na equipe olímpica de judô do Brasil é longo e difícil, mas a primeira grande conquista da maioria dos atletas que chegaram lá foi uma medalha num festival. Seguindo os passos de grandes campeões, 260 pequenos judocas do Projeto Judô – Educando Para a Vida – Parque Bitaru participaram do seu segundo festival, no último final de semana, em Santos e em São Vicente.
No sábado, os atletas olímpicos Rogério Sampaio, campeão entre os meio-leves na Olimpíada de Barcelona-1992 e idealizador do projeto, e Bruno Mendonça, que representou o Brasil em Londes-2012, estiveram entre as mais de 300 pessoas presentes para prestigiar os 140 alunos no tatame do Núcleo Morro de São Bento, em Santos.
No domingo, o II Festival, no Parque Bitaru, em São Vicente, reuniu 120 jovens atletas e contou com a presença de Rogério Sampaio, do prefeito Pedro Gouveia, o secretário de esporte Gilson Nunes, do secretário da Saúde Dr. Márcio Reuá, da sensei Cristina Mercadante e do coordenador geral do projeto Osvaldo Uno, além de 250 torcedores, entre familiares e amigos dos competidores.
"O importante nesses festivais é o envolvimento dos pais, a família reunida acompanhando seus filhos. O festival é uma iniciação à competição. Nesse momento, a ideia não é que haja vencedores, campeões. A gente enxerga que todos por participarem já são campeões, porque sabemos exatamente a dificuldade que é se apresentar no tatame. É importante que todos sejam premiados da mesma maneira, independente de conseguir derrubar o adversário ou não, todos são vencedores", observa o campeão olímpico Rogério Sampaio.
O Projeto Judô – Educando Para a Vida - Parque Bitaru é desenvolvido pela Associação de Judô Rogério Sampaio com patrocínio exclusivo da Cielo, que acredita no potencial que o esporte proporciona a crianças e adolescentes. A iniciativa é beneficiada pela Lei de Incentivo ao Esporte, medida de incentivo do Governo Federal intermediada pelo Ministério do Esporte.
MR Comunicação - Jornalista Myrian Rosário – MT 17.770
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!