quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ribeirão Preto: III Confraternização dos Irmãos da Armadura Trançada


No dia 09 de setembro de 2016, na cidade de Ribeirão Preto, especificamente na Rua Patrocínio 2642 do Jardim Paulistano, foi realizado a “III Confraternização dos Irmãos da Armadura Trançada”.Com esse nome sugestivo, cerca de 80 amigos que iniciaram seus laços através do judô, se encontraram com seus primeiros senseis, sempais e cohais na sua primeira Academia, o Clube de Judô São Francisco de Ribeirão Preto / SP.

O Clube de Judô São Francisco foi fundado em 1979 pelo SenseiFrancisco Aguiar Garcia, então com 18 anos de idade. No início um modesto espaço na Rua Campos Salles no Centros da cidade.


“No dia em que marquei a primeira aula, caiu uma chuva muito forte, o telhado não suportou o volume de água e auxiliado pelos alunos e pais, tivemos que interromper o treinamento e recolher os tatames com urgência, que eram de palha, protegendo o material para que não molhassem... Mesmo assim não desisti... no dia seguinte limpamos todas as calhas... coloquei uma lona plástica entre as telhas e o madeiramento do telhado... e pronto... iniciei novamente as aulas... em pouco tempo estava com um número bom de alunos, disputando campeonatos e conquistando algumas medalhas.”Palavras do Sensei Francisco.

Mais tarde, a necessidade de um maior espaço, dois galpões na Rua João Caldeira Júnior. E finalmente, no ano de 1989, as aulas e treinamentos passaram a serem realizados em espaço próprio, como pode ser visto na Foto 01. Durante 25 anos, a mesma Rua Patrocínio 2642 também foi sede da 12ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô (12ª Mogiana), tendo como delegado o Sensei Francisco Aguiar Garcia

Como todos nós sabemos, uma família não é construída sozinha, e no judô não diferente. Auxiliando o Sensei Francisco, que atualmente 6º Dan (desde 2002 e um dos primeiros Kodanshas de Ribeirão Preto), todo o destaque e agradecimento para o Sensei Silvio Roberto Firmino (3º Dan) e Sensei Fabio Henrique de Mattos (2º Dan). Que desde sempre acompanharam Sensei Francisco em aulas, treinos, competições, viagens, etc., como retratado na Foto 2 (da esquerda para direita: Sensei Silvio, Sensei Fábio, o saudoso SenseiOide, Sensei Francisco e mais o sempaiMiguel André). Atualmente, auxilia o Sensei Francisco na Academia, o seu filho, Sensei André (2º Dan).


Durante todos esses anos foram inúmeros jovens que se tornaram homens e mulheres, pessoas que através do judô se tornaram cidadãos, com educação, que respeitam ao próximo e que possuem valores positivos que são essenciais em uma sociedade mais justa e fraterna. Nada mais que palavras que já pronunciadas a mais de 100 anos atrás por Jigoro Kano. De um ex-aluno para todos os senseis, o agradecimento por em muitos momentos terem tratado a todos os alunos do Clube de Judô São Francisco como filhos. Aos sempais, a gratidão pela proteção, motivação e ensinamentos. Aos cohais, o respeito pela confiança e admiração. E quem dera existe em nossa sociedade mais locais que exaltassem o ensino, a educação, o respeito e a humildade, a perseverança… como existe nesta academia.

Alguns destes jovens também se tornaram atletas de destaque no cenário nacional e internacional, como por exemplo, Ana Claudia Spessotto, Alexandre Cano, Gustavo Bacci, Ivaldo Bruno Jr., Sandoval Sousa, Leandro Mazzei, Laura Meirelles, Sidney Fukayama, Robson Pereira, Eric Vecchi dentre tantos outros. E mesmo depois de tanto tempo, Sensei Francisco continua a projetar talentos no cenário nacional, com destaque para Lucas do Nascimento Boareto (vice-campeão Paulista sub-15) e para Guilherme Guimarães, atualmente atleta do Esporte Clube Pinheiros e, como campeão na Taça Brasil de Juniores 2016, é o único atleta de Ribeirão Preto que já tem vaga garantida na Seletiva Nacional de 2016 que selecionará os principais atletas de cada categoria para a preparação dos Jogos Olímpicos de 2020.

Além de seus alunos e atletas, cabe mencionar que Sensei Francisco foi Campeão nos Jogos Regionais, modalidade Nague-No-Kata e Vice-Campeão Jogos Abertos no primeiro ano de inclusão nos Jogos (1996), 3º colocado no Campeonato Paulista de Nague No Kata em 1987, 1988, 1989 e Vice-Campeão em 1990. “Agradeço muito a Deus por ter me capacitado a trilhar neste caminho, ajudando na formação de vários cidadãos que hoje 37 anos depois, testemunham o quanto isto foi importante na vida deles... Obrigado Senhor!!!” Palavras do Sensei Francisco.

Na confraternização (demais fotos), todos esses homens e mulheres se encontram para relembras as histórias, as alegrias e também as derrotas que tiveram quando eram atletas. Levaram seus filhos, seus maridos e esposas. Essa união de tantos anos não tem preço, é o que o esporte, é o judô proporciona, não há valor que mensure isso…

Que venham os próximos e que este exemplo possa a ser seguido…

Texto de Leandro Mazzei

CLUBE DE JUDO SAO FRANCISCO
Cidade: Ribeirão Preto
Bairro: Jardim Paulistano
Endereço: RUA PATROCINIO 2642
CEP: 14085-530
Telefone: (16)3234-4200
Email: sfacademia@gmail.com

Website: http://www.sfacademia.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!