quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Terceira matéria da série: "E.C.Pinheiros, celeiro de campeões"


Como dissemos na segunda matéria da série "E.C.Pinheiros, celeiro de campeões", em setembro de 2015 o judô do E.C.Pinheiros passou por uma reestruturação e o professor Sumio Tsujimoto assumiu a supervisão da modalidade. No mês seguinte, Tsujimoto convidou o medalhista olímpico Douglas Vieira para assumir a coordenação da equipe de alto rendimento.

Para completar o quadro de técnicos de judô do clube, integram também os técnicos do alto rendimento Leandro Mazzei e Andréia Oguma. Raphael “Juquita” Silva e Fabiana Oliveira são os professores da iniciação e Sergio Baldijão é o responsável pelo setor administrativo do judô no clube.

Acompanhamento da Comissão técnica durante o treinamento físico dos atletas

Com a comissão técnica formada e os trabalhos iniciados, a responsabilidade dessa equipe é grande, afinal grande parte dos atletas que integram a seleção brasileira tanto da base quanto da principal sai deste centro de treinamento, um dos principais do país.

Sumio Tsujimoto e Douglas Vieira

Segundo Tsujimoto, todo esse trabalho desenvolvido para que esses atletas pudessem estar nesse nível de seleção brasileira número 01, número 02 e número 03 já vinha acontecendo no passado. A nova comissão técnica dará continuidade desse trabalho que foi iniciado, dando o suporte adequado aos atletas para que possam chegar bem nas Olimpíadas, mas o trabalho principal será objetivando “Top 2020”. 

Eles realizaram peneiras de atletas sub 18 e sub 21 para que possam prepará-los para as próximas Olimpíadas.

A missão da nova comissão técnica não se restringe apenas ao alto rendimento. Eles têm a missão de remodelar todo o departamento de judô do clube. Tsujimoto desenvolveu um método de trabalho que utiliza em sua academia há 35 anos e sua intenção é implantar esse método no Pinheiros. 

“O judô filosófico e o judô de alto rendimento são dois caminhos que correm em paralelo, um complementando o outro e isso faz com que o judô fique muito melhor”, afirma o supervisor de judô Sumio Tsujimoto.


E é seguindo essa metodologia que a nova comissão técnica irá desenvolver no clube, desde as aulas com crianças até o alto rendimento. E num futuro breve, não para os Jogos de 2020, mas para 2024, eles têm a ambição de levar os associados do clube ao alto rendimento, que será um dos grandes desafios dessa gestão.

Já Douglas Vieira, que aceitou o desafio de desenvolver o alto rendimento, conta que está reformulando a proposta de ajudar os atletas olímpicos que irão para os Jogos Olímpicos 2016, terminando o processo de preparação deles. E também está pensando no próximo ciclo olímpico, por isso, o programa de desenvolvimento do alto rendimento está com o foco em 2020, com várias etapas para realizar. E, dentro desse pensamento, foram reformuladas as questões de atletas, dias e horários de treinamento, com um grande trabalho que será realizado daqui para frente.

Atleta da seleção brasileira adulto, Nádia Merli treina forte para obter resultados positivos nas competições

No dia 11 de janeiro, um novo grupo de atletas do sub 18 e sub 21 passaram a integrar a nova geração da equipe do Pinheiros. Segundo Tsujimoto, os resultados poderão vir, mas com a sua experiência como competidor, sabe que por mais preparado que esteja, o dia da luta tudo pode acontecer. Mas ele acredita muito no processo, no trabalho e no envolvimento da equipe. Ele destacou o trabalho que Douglas Vieira já desenvolveu em outros centros de treinamento, confia em seu trabalho e sabe que ele conseguirá desenvolver o projeto como planejado. 

Toda equipe durante o treinamento físico

“O apoio espetacular do E.C. Pinheiros, através da Diretoria de Esportes, nos dá toda a condição de trabalho, nos amparando e dando muita segurança para darmos continuidade a esse projeto”, finalizou Sumio Tsujimoto.

Confira os atletas do E.C. Pinheiros que integram as seleções brasileiras:

Sub 18: Larissa Pimenta (-48kg), Samara de Oliveira (-63kg), Wilian de Lima (-60kg) e Lucas Lima (+90kg);

Sub 21:  Yanka Pascoalino (-63kg), Beatriz Souza (+78kg), Kainan Pires (-60kg), Guilherme Guimarães (-81kg), Henrique Abreu (-90kg);

Adulto:  Gabriela Chibana (-48kg), Eleudis Valentim (-52kg), Tawany Silva (-52kg), Flavia Gomes (-57kg), Jessica Santos (-63kg), Nadia Merli (-70kg), Samanta Soares (-78kg), Eric Takabatake (-60kg), Phelipe Pelim (-60kg), Charles Chibana (-66kg), Marcelo Contini (-73kg), Leandro Guilheiro (-81kg), Eduardo Yudi, (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Gabriel Souza (-100kg), Rafael Silva (+100kg).

Boletim OSOTOGARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!