sábado, 30 de janeiro de 2016

CBJ participa do Seminário de Arbitragem e Técnico Kodokan 2016


Procurando sempre estar atualizada com o que há de mais moderno no judô mundial, a Confederação Brasileira de Judô enviou nove representantes para o Seminário de Arbitragem e Técnico da Federação Internacional de Judô que está sendo realizado no Japão, mais precisamente no Instituto Kodokan, berço da modalidade. Por isso, uma das primeiras atividades foi uma apresentação da vida de Jigoro Kano pelo próprio presidente da instituição, Haruki Uemura.

“O seminário tem uma característica um pouco diferente das outras vezes onde a CBJ também esteve representada por estar sendo feito dentro da meca do judô, a Kodokan. Além da parte específica onde se discute as regras, houve no primeiro dia a história de Jigoro Kano contada pelo próprio presidente. Foram apresentadas situações que só mesmo a própria Kodokan tinha acesso, com dados bem mais ricos do que o que as pessoas que estão aqui, mesmo sendo praticantes de judô há muitos anos, sabiam”, contou Robnelson Ferreira, gestor técnico nacional.

Cerca de 300 pessoas estão participando da atividade, entre elas oito árbitros brasileiros: André Mariano, Edilson Hobold, Edison Minakawa, Jeferson Vieira, Laedson Lopes, Leonardo Stacciarini, Marilane Ferranti e Paulo Cezar Ferreira. Além da apresentação “História do Judô” no primeiro dia do evento, o evento contou com dois dias de apresentações de vídeos com exemplos de situações-problema na parte da manhã e parte prática de aplicação dos exemplos no dojô na parte da tarde. Foram mais de cem vídeos de competições recentes, como o Mundial Astana 2015. Não haverá nenhuma mudança nas regras até os Jogos Rio 2016. O objetivo do Seminário é aumentar a padronização das avaliações em temas específicos e tirar quaisquer dúvidas que tenham ficado nessas situações.

“Não existe outro caminho para se aproximar da excelência que não seja através do estudo.
Um fato interessante é que não se pode esquecer que ninguém cresce sozinho e que características como disciplina, comprometimento, trabalho em equipe e gratidão são fundamentais para atingirmos o sucesso”, escreveu André Mariano em sua página pessoal em uma rede social.

Encerrando as atividades neste sábado, 30 de janeiro, haverá uma palestra com o tema “Essência do Judô da Kodokan”.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!