Aconteceu hoje, quinta-feira, dia 26 de novembro de 2015, em São Paulo, o lançamento do livro “Os Pioneiros do Judô no Brasil”, de Chiaki Ishii. O livro originalmente escrito em japonês pelo lendário mestre de judô, foi traduzido em um período de 2 anos, pelo experiente professor de judô de Bastos, sensei Uichiro Umakakeba, com ajuda de sua esposa e alguns colaboradores.
Segundo Umakakeba, o mestre Ishii, que foi seu professor, tinha o sonho de escrever um livro homenageando as pessoas que foram fundamentais para o desenvolvimento do judô no Brasil, também como forma de documento histórico. “O livro é escrito conforme a visão dele, com as pessoas que foram importantes para o crescimento do judô no Brasil. Chiaki Ishii é judoca morador do Brasil há 50 anos, foi o primeiro medalhista olímpico, então ele tem uma visão boa sobre o judô. Mas produzindo o livro em japonês no Brasil, não teve muito sucesso com as vendas, então nós alunos, traduzimos o livro para português e agora ele está pronto e no dia 26 será o lançamento”, explicou. E o professor Umakakeba reforçou o convite a todos os interessados pelo esporte para que compareçam e prestigiem o evento.
Lançamento
O lançamento aconteceu na Livraria Saraiva do Shopping Paulista, dia 26 de novembro, quinta-feira, às 19 horas. Para produção do livro, Chiaki Ishii contou ainda com o apoio de vários colaboradores, são eles: tradução de Uichiro Umakakeba, revisão técnica de Rioiti Uchida e Rodrigo Motta, suporte nos treinos da Associação de Bahjet Hayek e Cristian Cezário, arrecadação de recursos de Sérgio Lex e Vânia Ishii, textos de Alessandro Puglia, Paulo Wanderley e Rogério Sampaio, além de centenas de judocas que participaram dos eventos organizados para promover a obra pelo Brasil afora.
O livro será a maior obra sobre a história do judô brasileiro escrita.
Chiaki Ishii
Primeiro judoca a ganhar uma medalha em olimpíadas para o Brasil, japonês naturalizado brasileiro, Chiaki Ishii, é neto de um dos discípulos de Jigoro Kano, inventor do esporte em 1882.
Chegou ao Brasil em 1964, após passar 60 dias embarcado em um navio com outros 300 japoneses, que como ele haviam fugido do Japão. Ishii, hoje com 73 anos e no 9° Dan, entrou para história do esporte após conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Munique, em 1972.
O lançamento teve a cobertura fotográfica do boletim OSOTOGARI!
Clique aqui e confira a documentação fotográfica do evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!