O Brasil encerrou o Grand Prix de Zagreb, na Croácia, com mais um bronze. Depois das conquistas de Raquel Silva (52kg) e Diego Santos (60kg) no primeiro dia de disputas – dia 12 de setembro - e de Maria Portela (70kg) no último sábado, foi a vez de Rochele Nunes (+78kg) faturar um lugar no pódio. E a conquista deste domingo teve um sabor especial porque foi sobre a turca Gulsah Kocaturk, responsável pela eliminação da brasileira na primeira luta do Mundial Chelyabinsk 2014 há pouco mais de duas semanas.
A brasileira só fez duas lutas para chegar à disputa pelo bronze. Como cabeça-de-chave e tendo apenas 16 atletas na chave, a brasileira estreou já nas quartas-de-final. Rochele não entrou bem na luta e acabou derrotada pela ucraniana Svitlana Iaromka, finalista da competição, por ippon e foi para a repescagem contra a lituana Sandra Jablonskyte. Com um minuto e meio de luta projetou a adversária por yuko e partiu para a imobilização até o ippon, garantindo a chance da revanche contra Kocaturk.
Na luta decisiva, começou bem, fazendo entradas e obrigou um shidô para a turca. Depois de mais uma punição para cada lado, a luta ficou equilibrada e Kocaturk ficou empurrando Rochele para fora da área, o que valeu duas punições para a brasileira. Ainda mais ativa na luta, Rochele conseguiu empurrar Gulsah pra fora da área e a luta ficou igual em três punições para cada lado. Faltando cerca de 30 segundos para o fim da luta, a turca fez uma pegada cruzada na brasileira e não entrou. A árbitra do confronto não teve dúvidas e deu a quarta punição para Kocaturk, eliminando a turca do combate e garantindo a medalha de Rochele.
“Saí do Mundial disposta a nunca mais perder uma luta para ela. Tive a oportunidade e não podia deixar escapar. Mesmo não tendo conseguido o ouro que eu almejava, esse bronze teve um sabor muito bom”, disse Rochele.
O ouro da categoria ficou com a chinesa Song Yu, a prata com a ucraniana Svitlana Iaromka e o outro bronze com a holandesa Tessie Savelkouls. Quem também lutou hoje foi Rafael Buzacarini (100kg). Mas o meio pesado não conseguiu passar por Aleksandre Mskhaladze, da Geórgia, em sua primeira luta na competição. As chaves completas podem ser conferidas no arquivo em anexo.
O próximo compromisso da seleção brasileira é dentro do Brasil. A equipe masculina enfrenta o Japão no Desafio Internacional em São Paulo, no próximo dia 28 de setembro, às 10 horas da manhã, no Teatro Bradesco, em São Paulo. No Circuito Mundial, a equipe participa do Grand Prix de Astana, no Cazaquistão, de 10 a 12 de outubro. Vale lembrar que Astana é a cidade-sede do Campeonato Mundial 2015.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!