Uma das lições filosóficas passados pelo judô é que só se evolui treinando. E se cresce mais ainda, se o treino for com alguém mais forte. Pensando nisso, os dez atletas que vão representar o Brasil e a Argentina suaram os quimonos nesta sexta-feira, no dojô do Minas Tênis Clube, no último treino antes do Desafio Internacional de Judô, que será realizado neste sábado, 31 de maio, às 13 horas, na Arena Juscelino Kubistchek, em Belo Horizonte. A competição será disputada por equipes mistas que contarão com duas mulheres e três homens. O SporTV transmite o evento, ao vivo, e a entrada é franca.
Acompanhados pelos principais atletas do clube mineiro que conta com integrantes da seleção como o campeão mundial de 2007, Luciano Correa, Vinícius Sakamoto, Hugo Pessanha e Nathalia Brigida, Érika Miranda (52 kg), Ketleyn Quadros (57 kg), Charles Chibana (66 kg), Bruno Mendonça ( 73kg) e Gustavo Assis (81 kg) fizeram os últimos movimentos sob o comando do técnico Mário Sabino antes da inusitada competição deste sábado.
“É a primeira vez que participo de um evento com este formato. Queria convidar o público mineiro, que é apaixonado por futebol, a conhecer o judô, que é um esporte que cresce bastante a cada dia. A presença do público será uma força a mais para gente dentro do tatame”, disse a vice-campeã mundial de 2013 e atleta da casa, Érika Miranda.
Já a equipe argentina será representada por Andrea Cayún (52kg), Paula Delfino (57 kg), Martin Laureano (66 kg), Francisco Cuneo (73 kg) e Ivan Duarte (81 kg).
“Nossa equipe vem para ganhar experiência. Para esses jovens talentos em formação do judô argentino é muito importante enfrentar grandes nomes do Brasil, com reputação mundial. Será uma experiência muito boa”, disse Ariel Sganga, técnico da equipe masculina. O maior destaque da equipe é Ivan Duarte, atual bicampeão pan-americano sub 21.
O treino contou com visitas ilustres, entre eles o medalhista olímpico Rafael Silva, o presidente da Federação Mineira de Judô, Luiz Augusto Teixeira, e o presidente da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, Léo Burguês.
“Estamos muito orgulhosos de incluir um evento internacional como este no programação do BH 360º que contemplará mais de 20 modalidades esportivas. Agradecemos muito o empenho da Federação Mineira de Judô, da Confederação Brasileira de Judô para a realização desse evento. Entrando no clima da Copa do Mundo, vamos começar a derrotar eles pelo judô”, brincou o vereador.
A primeira luta do dia será entre Érika Miranda e Andrea Cayún. Em seguida, Ketleyn Quadros enfrenta a promessa do judô argentino Paula Delfino, de apenas 18 anos. Depois começam os confrontos no masculino. Charles Chibana, líder do ranking mundial na categoria meio leve, luta com Martin Laureano; Bruno Mendonça, representante brasileiro em Londres 2012 e no Mundial Rio 2013 na categoria leve, faz o quarto combate do Desafio contra Francisco Cuneo. E, para encerrar os confrontos, o jovem Gustavo Assis, de apenas 20 anos, enfrenta Ivan Duarte.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!