segunda-feira, 3 de março de 2014

Treinamento Esportivo: A competição como um método eficaz de treinamento


As competições representam a essência do Esporte Moderno, os Jogos Olímpicos e os Campeonatos Mundiais, por exemplo, servem de norteador da vida de muitas pessoas envolvidas no Esporte. A obtenção de um alto desempenho esportivo dependerá da aquisição de uma maestria esportiva adquirida ao longo de sua carreira, ou seja, dentro do treinamento em longo prazo as competições desempenham um papel fundamental no processo de preparação dos atletas.

Mesmo no início do processo de preparação o resultado esportivo é importante para o jovem atleta e seus familiares, e, para o professor que o inicia nesse processo. Ele é determinado pela eficácia do sistema de preparação, pelos recursos materiais e técnicos, pelas características individuais, condições geográficas e sociais dos atletas (como o apoio da família) e do local de treinamento e das competições. Sendo assim, a busca por resultados cada vez mais expressivos numa dada competição em um momento pré-determinado, e ao longo da carreira esportiva é o objetivo principal na preparação do jovem atleta, portanto, estabelecer metas reais, possíveis, que respeite a condição atual do atleta é de grande importância (Franchini, 2010). 

Ao darmos uma breve olhada no Sistema de Competições Nacionais observaremos uma ordem hierárquica entre elas, ou seja, é necessário passar por etapas regionais e estaduais para disputar a etapa nacional. Porém, a participação e sucesso em competições não oficiais serão sem dúvida o grande motivador para o desenvolvimento futuro do jovem atleta.
O processo de preparação anual requer atenção especial por parte do treinador, a seleção de competições não oficiais e a preparação física, técnica e tática e psicológica  adequada são pontos fundamentais a serem considerados.

Segundo Weineck (1999), “os componentes de carga ou estímulos que atuam de um modo inespecífico e abrangente sobre o organismo do atleta requerem um período mais longo para o desenvolvimento do desempenho, já os estímulos mais específicos para a modalidade esportiva escolhida requer menor tempo...” 

Ou seja, podemos, na busca por resultados competitivos imediatos abrir mão de uma preparação que privilegie o treinamento a longo prazo o que poderá trazer consequências negativas para o processo de formação e desenvolvimento das capacidades físicas dos jovens atletas, fato que impedirá a “exploração” de todo potencial genético do indivíduo.

Procedendo com cautela e racionalidade o treinador pode e deve utilizar as competições como um meio para a obtenção de resultados futuros cada vez mais expressivos, e não apenas como um fim em si mesma.

Por: Professor Marcos Lopes - Sistema de preparação de atletas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!