Chegou ao fim neste domingo, 23 de março, o maior treinamento internacional já realizado pela Confederação Brasileira de Judô. Cerca de 150 judocas de Brasil, França, Rússia, Alemanha, Holanda, Portugal, Eslovênia e Finlândia estiveram reunidos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, região dos Lagos do Rio de Janeiro, para treinar e estudar os adversários. No local, foram montadas oito áreas de combate, servidas quase quatro mil refeições e usados 63 dormitórios. Uma enorme estrutura que agradou aos estrangeiros e à comissão técnica.
“Acho que a estrutura atendeu muito bem a todos os atletas, não deixou nada a desejar aos melhores treinamentos em que participamos mundo afora. Ficamos muito satisfeitos com essa parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Não tenho dúvidas de que esse evento foi um marco e que entrará definitivamente no calendário da Federação Internacional”, disse Ney Wilson, gestor de alto rendimento da CBJ. Entre os itens mais elogiados pelos estrangeiros estavam o arroz com feijão e as frutas, especialmente a manga e melancia.
Umas das categorias mais fortes na atividade de campo foi a leve feminina. Nomes como a atual campeã mundial Rafaela Silva; a alemã Miryam Roper, bronze no Mundial do Rio 2013; a portuguesa Telma Monteiro (prata no Mundial de Tóquio 2010, Roterdã 2009 e Rio 2007 e bronze no do Cairo 2005); a francesa Automne Pavia, bronze nos Jogos de Londres 2012; e a medalhista de bronze em Pequim 2008, Ketleyn Quadros, representaram a categoria. Nada menos do que cinco das dez melhores colocadas no ranking mundial treinaram em Saquarema.
“O intercâmbio foi ótimo! A presença de atletas desse nível, aumenta muito a qualidade do treinamento. Ter outras atletas do Brasil ajudou a dar volume, o que é muito importante”, disse Ketleyn Quadros, lembrando que o treino contou com a presença da equipe juvenil do Brasil. Ou seja, o Brasil teve, em média, quatro atletas por categoria de peso no treinamento.
“Aqui tem tudo o que um atleta de alto nível precisa para treinar. Fiquei bastante impressionada. Deu até para relaxar na praia mas não muito para não se desgastar”, disse Telma Monteiro.
Outros grandes rivais que estiverem convivendo diariamente nas últimos foram Luciano Corrêa, campeão mundial em 2007, e o holandês Henk Grol, bronze nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012. Mas na categoria meio pesado, estiveram presentes outros atletas de escolas importantes como a francesa, a alemã e a russa. Para o brasileiro, que começou bem ano chegando ao top 10 graças aos títulos do European Open de Oberwart e do Grand Prix de Dusseldorf, foi uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais os adversários, especialmente os menos rodados no circuito mundial.
“Esse treinamento foi fundamental as competições ao longo do ano porque deu oportunidade para vários brasileiros pegar os quimonos dos principais atletas de outras forças do judô mundial. Através desses treinos, temos como conhecer bem os adversários e ver quais pontos precisamos melhorar para derrubá-los em desafios futuros”, disse Luciano Corrêa.
“O meu sonho é conquistar o ouro olímpico no Rio em 2016. É uma cidade que eu gosto muito. Esse tipo de treino me ajuda a me manter em forma, já que já estou com 29 anos. Foi muito bom para o corpo e para a mente”, disse Grol.
Outros nomes de relevância que estiverem presentes ao treinamento foram os medalhistas olímpicos Priscilla Gneto (FRA), bronze nos Jogos de Londres 2012; Urska Zolnir (SLO), campeã olímpica em Londres; e os brasileiros Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012; Mayra Aguiar, bronze em Londres 2012; Felipe Kitadai, bronze em Londres 2012; Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008; Tiago Camilo, prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008; e Rafael Silva, bronze em Londres 2012.
Além deles, os treinos contaram com a presença de medalhistas em mundiais como Clarisse Agbegnenou (FRA), prata no último Mundial; Gévrise Emane (FRA), 4 vezes medalhista em mundiais (ouro no Rio 2007 e em Paris 2011, prata no Cairo 2005 e bronze no Rio 2013); Audrey Tcheumeo (FRA), duas vezes medalhista em Mundial (ouro em Paris 2011 e bronze no Rio 2013); Marhinde Verkerk (HOL), campeã mundial em Roterdã 2009 e prata no Rio 2013; Anicka van Emden (HOL), duas vezes bronze em Mundiais (Paris 2011 e Rio 2013); Dex Elmont (HOL), prata nos Mundiais de Tóquio 2010 e Paris 2011 e bronze no do Rio 2013; Lucija Polavder (SLO), prata no Mundial do Rio 2007; Marren Kraeh (GER), bronze no Mundial Rio 2013; Laura Vargas Koch (GER), prata no Mundial do Rio 2013; e Alexander Wieczerzak (GER), bronze no Mundial do Rio 2013. Pelos lados do Brasil, além de Tiago Camilo, campeão mundial no Rio 2007; Sarah Menezes e Mayra Aguiar, bronzes no Mundial Rio 2013; e Rafael Silva, prata no Mundial Rio 2013; Luciano Corrêa, campeão mundial Rio 2007; Rafaela Silva, campeã mundial Rio 2013; Érika Miranda, prata no Mundial Rio 2013; e Maria Suelen Altheman, prata no Mundial Rio 2013, estiveram no treinamento.
Depois de faturar 17 medalhas no Aberto Pan-americano de Montevidéu – disputado nos dias 17 e 18 de março - e 19 no Aberto de Buenos Aires – disputado no último final de semana -, o próximo desafio da seleção brasileiro é o Grand Prix de Samsun na Turquia, de 28 a 30 de março. O Brasil será representado por Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Barros (63kg), Bárbara Timo (70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Vinícius Sakamoto Leal (60kg), Charles Chibana (66kg) e Victor Penalber (81kg).
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Foto: Rio 2016/Alex Ferro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!