O último dia da Seletiva Nacional de Base 2013, disputada de 28 de novembro a 1º de dezembro no ginásio Tancredão em Vitória (ES), foi marcada pela confirmação do favoritismo de algumas atletas de destaque no cenário internacional. Todas as atletas que já possuiam medalhas em campeonatos mundiais juvenis ou junior foram campeães ou vices do campeonato e garantiram vagas no Circuito Mundial (antigos Estágios Internacionais) em 2014. As viagens compreendem competições em países como Alemanha e Rússia e treinamentos de campo.
"O nível da competição foi muito alto. Mesmo as atletas que nós já esperávamos um bom desempenho, tiveram trabalho para garantir as suas vagas, algumas só vieram por diferença nas punições. A Tawany, por exemplo, mostrou força de vontade para se recuperar na chave e chegar ao título. Estou muito satisfeita com o resultado da Seletiva", disse Andrea Berti, técnica da equipe feminina sub 21.
A campeã mundial juvenil em 2011, Tawany Silva, mudou de categoria e teve a Seletiva Nacional como a primeira competição entre os ligeiros. Na semifinal da primeira fase foi derrotada por Maria Eduarda Gonçalves e teve que disputar uma vaga no quadrangular com Rafaela Ruiz que veio da repescagem. Acabou vencendo e no quadrangular venceu seus três confrontos.
"É sensação mais gostosa do mundo subir de categoria e ser campeã logo na primeira competição. Eu perdi na chave mas enfrentei a mesma adversária na pule e consegui vencer. O ano foi muito longo, com muitas competições. Vou aproveitar para descansar um pouco e voltar firme no ano que vem para buscar mais um título mundial", disse Tawany Silva, campeã mundial juvenil em Kiev 2011 no superligeiro. A segunda colocada foi justamente Maria Eduarda Gonçalves.
Outras medalhistas que garantiram vagas para competir e treinar a convite da Confederação Brasileira de Judô, em parceria com o Ministério do Esporte, foram Flávia Gomes, campeã mundial juvenil em Budapeste 2009, e primeira colocada na Seletiva entre as leves; Jéssica Pereira, medalhista de prata no Mundial Junior Ljubljana 2013, e Layana Colman, bronze no Mundial Juvenil Miami 2013, campeã e vice na categoria meio leve; Sibilla Faccholli, medalhista de bronze no Mundial Junior da Eslovênia deste ano, e Tainã Nery, bronze no Mundial Juvenil Budapeste 2009, primeira e segunda colocadas na categoria pesado.
"Eu sabia que não ia ser fácil mas acho que lutei muito bem. Estava me sentindo um pouco pressionada por ter conquistado a medalha. Mas depois do Mundial, eu não diminui o ritmo, não parei de treinar, continuei trabalhando muito forte. E na Seletiva, fiz como faço em qualquer campeonato, me dediquei muito. Quero mais uma medalha mundial!", disse Sibilla Faccholli, que faturou sua medalha mundial há pouco menos de dois meses.
Entre que ainda não tem experiência em mundiais, um dos destaques foi Larissa Farias, campeã da Seletiva no superligeiro vencendo todas as suas cinco lutas no certame. O título teve sabor de despedida para a sul-mato-grossense.
"Eu não estava no meu melhor dia porque acordei com dor, não consegui dormir direito por conta do nervosismo. Foi minha última luta por Mato Grosso do Sul, uma pressão muito grande. Ohava pro meu sensei e sentia vontade de chorar. Mas estou muito feliz por esse título até porquê ano passado não pude estar aqui por conta de uma lesão. Não tem sensação melhor do que essa. Agora é ir pra Europa e procurar conquistar pontos", disse Larissa que está de mudança para o Rio de Janeiro por conta de compromissos de trabalho do pai dela.
O calendário brasileiro termina daqui a duas semanas com a Seletiva Rio 2016 - II Etapa, no Rio de Janeiro. Os torneios de base, porém, chegaram ao final com a Seletiva. O próximo compromisso dos atletas classificados no junior e no juvenil é no dia 20 de janeiro do ano que vem para as avaliações da comissão técnica multidisciplinar.
"É o segundo ano consecutivo que nós realizamos a Seletiva de Base aqui em Vitória. Foram mais de 1200 lutas e acredito que o processo, se não é o melhor, está definindo bem os representantes brasileiros, haja visto os resultados obtidos nas competições internacionais em 2013, onde conquistamos mais de 200 medalhas. Estou muito satisfeito com o que eu vi e acredito que estamos bem servidos de atletas para os próximos anos", disse o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira.
Confira a lista dos primeiros colocados de cada uma das oito categorias disputadas neste domingo:
Superligeiro
1º - Larissa Farias (MS)
2º - Amélia Souza (SP)
3º - Rita Reis (AM)
4º - Tuane Alves (RJ)
Ligeiro
1º - Tawany Silva (SP)
2º - Maria Eduarda Gonçalves (RJ)
3º - Brenda Gonçalves (RJ)
4º - Luana Mendes (SP)
Meio Leve
1º - Jéssica Pereira (RJ)
2º - Layana Colman (MS)
3º - Nayara Leandro (SP)
4º - Mylena Duarte (ES)
Leve
1º - Tamires Crude Silva (RJ)
2º - Flavia Gomes (SP)
3º - Manoella Costa (RS)
4º - Camila Barreto (RS)
Meio Médio
1º - Danielle Karla Oliveira (RJ)
2º - Érika Ferreira (CE)
3º - Ana Carla Grincevicus (MG)
4º - Aléxia Castilhos (RS)
Médio
1º - Ello Santos (SP)
2º - Mariana Veiga (MS)
3º - Karol Gimenez (SP)
4º - Mariana Braga (RS)
Meio Pesado
1º - Isadora Pereira (MG)
2º - Pamella Souza (SP)
3º - Stefanie Miranda (RJ)
4º - Melina Scárdua (MG)
Pesado
1º - Sibilla Faccholli (SP)
2º - Taynã Nery (SP)
3º - Ághata Silva (SP)
4º - Julia Araújo (SP)
5º - Juliete Santos (SP)
Por: Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Judô
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!