Depois de conquistar nove medalhas no Mundiais de base em 2013 – sete no Sub 21 e duas no Sub 18 -, a Confederação Brasileira de Judô abre a temporada 2014 com a Seletiva Nacional de Base que será disputada em Vitória, capital do Espírito Santo, de 28 de novembro a 1º de dezembro. A competição é uma das que mais conta pontos ranking nacional, critério para classificação para os campeonatos Sul-americanos, Pan Americanos e Mundiais no ano que vem.
“Estabelecemos o ranking no ano passado e, vendo os resultados obtidos, acreditamos que foi uma escolha acertada. A Seletiva passou a ser a competição nacional que mais distribui pontos ao lado do Brasileiro de cada categoria. Com certeza, aparecerão novos talentos para compor às equipes de base já que, como é aberta à participação, é o torneio mais democrático do calendário e a porta de entrada para as seleções sub 18 e sub 21”, disse Kenji Saito, gestor técnico das equipes de base.
Além disso, a Seletiva abre as portas de importantes competições internacionais para os jovens judocas. Assim como vem acontecendo nos últimos anos, os melhores colocados se classificam para os Estágios Internacionais, onde os atletas competem e treinam em diferentes países como Rússia e Alemanha.
Os campeões das 16 categorias em disputa no masculino e no feminino – oito em cada naipe – no júnior se garantem no segundo Estágio Internacional. Os vices serão convocados para o treinamento de campo internacional sênior. No juvenil, os vencedores estão automaticamente classificados para o 1º Estágio Internacional da categoria enquanto os vices viajarão para o 2º Estágio. Estes terão todas as despesas pagas pela CBJ. Os terceiros colocados do sub 21 e terceiros e quartos do sub 18 poderão realizar a adesão em todos os Estágios. De acordo com informações passadas pela Federação Internacional de Judô, em 2014 alguns dos campeonatos contemplados pelos Estágios Internacionais contarão pontos para um ranking mundial de base que está sendo pensado pela entidade. Um motivo extra para buscar o pódio.
“Eu ando dormindo, comendo, sonhando, respirando Seletiva. Falta muito pouco! Meu maior objetivo é chegar lá focada, entrar no tatame bastante concentrada e ser campeã para garantir a minha vaga na equipe de base”, disse a sul-mato-grossense Larissa Farias, de 17 anos, que obteve importantes resultados esse no como os títulos dos Jogos Escolares da Juventude, o Brasileiro Sub 23 e os Jogos Estudantis do Reino Unido.
O sorteio das chaves acontece nesta quarta-feira, 27/11, a partir das 19 horas, seguido do Congresso de Arbitragem. Os combates começam às 9 da manhã. Na quinta, acontecem as disputas do Sub-18 masculino; na sexta, do Sub-18 feminino; no sábado, do Sub-21 masculino; e no domingo, o Sub-21 feminino.
Por: Assessoria de imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!