quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rafaela Silva concorre a prêmio de melhor atleta do ano


O judô está mais uma vez entre os finalistas do Prêmio Brasil Olímpico. Depois de conquistar a premiação mais importante do esporte olímpico brasileiro em 2005 com o bicampeão mundial João Derly e em 2009 com a campeã olímpica Sarah Menezes, o judô terá a campeã mundial Rafaela Silva como representante pelo título de melhor atleta do ano. Em 2013, a carioca entrou para a história do esporte brasileiro ao se tornar a primeira judoca a conquistar a medalha de ouro em um Campeonato Mundial Sênior, na competição realizada no Rio de Janeiro, no final de agosto. Na final da categoria leve (até 57Kg), Rafaela venceu a americana Marti Malloy por ippon. Na semifinal, passou pela número um do mundo, a francesa Antomne Pavia.

A história de conquistas de Rafaela no esporte é extensa. Apenas em 2013, ela foi prata no Grand Prix de Qingdao (CHN), prata no Mundial por Equipes, prata por Equipes no World Combat Games, bronze no Grand Slam de Moscou, Campeã Pan-americana e Campeã Brasileira Sênior. Em 2011, foi vice-campeã mundial em Paris. Outras importantes conquistas são prata no Grand Slam do Rio 2010; bronze no Grand Slam do Rio 2009, bronze no Grand Slam de Tóquio 2011; bronze no Grand Slam do Tóquio 2012; bronze no Grand Slam de Moscou; bronze no World Masters de Almaty 2011; e campeã Mundial Júnior em Bangkok 2008.

Na tradicional festa de gala do esporte brasileiro, serão premiados os melhores atletas do ano, no masculino e no feminino, os melhores em cada uma das modalidades olímpicas, além de outras categorias especiais. Rafaela concorre com Poliana Okimoto (maratona aquática) e Yane Marques (pentatlo moderno). No masculino, os concorrentes são Arthur Zanetti (ginástica artística), Cesar Cielo (natação) e Jorge Zarif (vela). A votação para a escolha dos melhores do ano será através do site do COB (www.cob.org.br) e se encerra durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico que será realizada no Teatro Bradesco, em São Paulo, no dia 17 de dezembro. Em 2012, Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica artística) foram eleitos os melhores atletas do ano. O evento homenageará também os 50 anos da primeira edição de Jogos Pan-americanos realizada no Brasil, os Jogos Pan-americanos de São Paulo, disputados em 1963.

“Será uma excelente oportunidade para reviver aquele grande evento e homenagear os atletas brasileiros que se destacaram nos Jogos Pan-americanos São Paulo 1963”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “O ano de 2013 está sendo muito positivo para o esporte olímpico brasileiro. Em termos de resultados, o melhor ano pós olímpico que já tivemos. Até este momento, em 2013, conquistamos 25 medalhas em campeonatos mundiais ou competições equivalentes. No Prêmio Brasil Olímpico nós vamos celebrar essas conquistas e o talento de nossos atletas, os verdadeiros astros da festa”, disse Nuzman.
A votação – A escolha dos melhores atletas em cada modalidade e a definição dos três indicados em cada categoria, masculina e feminina, para concorrer ao Troféu Melhor Atleta do Ano foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Esse voto terá peso de 50% na eleição final para os melhores do ano, depois de serem computados os votos do público pela Internet. A votação popular se encerrará durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico.
Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2013 prestará homenagens ainda a outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude, entre outras premiações.


Por: Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Judô


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!