quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Definida equipe brasileira no Grand Slam de Tóquio, última competição da seleção no ano


O Grand Slam de Tóquio, antiga Copa Jigoro Kano, é um dos mais tradicionais torneios do calendário mundial e, até por isso, uma das que mais distribui pontos para o ranking da Federação Internacional de Judô – fica atrás apenas dos Jogos Olímpicos, do Mundial e do World Masters. O campeonato será o último da equipe de alto rendimento brasileira no ano. E os judocas, especialmente os que não são titulares, tem um motivo a mais para buscar o pódio. Os atletas que estiverem na zona de ranqueamento olímpico - até o 22º lugar no masculino e até o 14º no feminino sem descarte –, garantem automaticamente a manutenção da vaga dentre os que recebem investimento direto da Confederação Brasileira de Judô. Os que não conseguirem esse objetivo, terão que disputar a Seletiva Rio 2016 – Etapa II no Rio de Janeiro de 13 a 15 de dezembro.

As representantes brasileiras no Grand Slam que será realizado de 29 de novembro a 1º de dezembro serão Sarah Menezes (48kg, A.J. Expedito Falcão/PI), Nathália Brigida (48kg, Minas/MG), Érika Miranda (52kg, Minas/MG), Eleudis Valentim (52kg, Pinheiros/SP), Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação/RJ), Ketleyn Quadros (57kg, Minas/MG), Mariana Barros (63kg, Palmeiras/Mogi/SP), Katherine Campos (63kg, Flamengo/RJ), Maria Portela (70kg, SOGIPA/RS), Nádia Merli (70kg, Pinheiros/SP), Maria Suelen Altheman (+78kg, A.J. Rogério Sampaio/SP) e Rochele Nunes (+78kg, SOGIPA/RS). Entre os homens, foram convocados Felipe Kitadai (60kg, SOGIPA/RS), Eric Takabatake (60kg, Pinheiros/SP), Charles Chibana (66kg, Pinheiros/SP), Luiz Revite (66kg, A.J. Rogério Sampaio/SP), Marcelo Contini (73kg, Pinheiros/SP), Alex Pombo (73kg, Minas/MG), Eduardo Santos (90kg, SOGIPA/RS), Eduardo Bettoni Silva (90kg, Minas/MG), Renan Nunes (100kg, SOGIPA/RS), Rafael Buzacarini (100kg, São Caetano/SP), Rafael Silva (+100kg, Pinheiros/SP) e David Moura (+100kg, Kodokan Cuiabá/MT).

A categoria médio tem como titular Tiago Camilo que não precisará disputar a Seletiva por ser medalhista olímpico. Os reservas Eduardo Santos – número 46 do ranking - e Eduardo Bettoni Silva – número 49 - vão em busca dos pontos que podem garantir a reserva imediata do medalhista de prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008 e a dispensa de uma dura disputa por espaço na seleção com nomes como Henrique Silva e Eduardo Gonçalves na Seletiva. 

“Minha expectativa é lutar bem, conseguir mostrar o que venho fazendo nos treinos. Não estou pensando muito nos pontos. Durante o ano, alguns resultados não vieram mas já estou muito feliz por realizar meu sonho que era competir no Japão. Estou muito tranquilo porque sei que as coisas serão decididas no tatame e espero estar brigando por uma vaga até o final”, disse o atleta do Minas.

Outros que buscam entrar na zona de ranqueamento olímpico são Eric Takabatake (32º) e Marcelo Contini (28º). No feminino, estão em busca da dispensa da Seletiva Nathalia Brígida (28ª),


Eleudis Valentim (19ª), Katherine Campos (18ª), Nádia Merli (17ª) e Rochele Nunes (24ª). A meio-médio Katherine, que foi titular do Brasil no Mundial Rio 2013, foi ultrapassada por Mariana Barros por conta dos bons desempenhos da adversária nos Grand Prix de Almaty e Tashkent. Agora, a pernambucana radicada no Rio de Janeiro busca um bom desempenho no Japão para galgar posições.

“O ranking é muito dinâmico. Eu fiquei sem competir desde o Mundial e acabei caindo algumas posições. Então, vou para o Grand Slam para buscar pontos como faço em todas as competições. Logicamente, ter a oportunidade de ficar de fora da Seletiva, um processo muito duro pelo nível das atletas brasileiras, é uma motivação a mais. Com certeza, esse é um dos meus objetivos”, disse Katherine.

A delegação brasileira embarca para o Japão no próximo dia 25. A comissão técnica será composta por Ney Wilson, chefe de delegação; pelos técnicos Luiz Shinohara, Rosicleia Campos e Mário Tsutsui; pelo fisioterapeuta Gláucio Paredes; pelo massoterapeuta Hans Peter Strubreiter; e pela nutricionista Gisele Lemos.


Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!