Quem acredita que no judô a categoria dos pesos pesados não conta com atletas de técnica apurada está enganado. E o campeonato mundial da modalidade, que acontece de 26 de agosto a 1 de setembro, no Maracanãzinho, Rio de Janeiro, será uma excelente oportunidade para comprovar que, quando se trata de judô, força e técnica podem estar perfeitamente alinhadas.
A categoria dos pesos pesados (+ 100kg) será disputada no dia 31. Entre os principais nomes entre os homens estão o francês Teddy Riner, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e um dos maiores nomes da história recente do judô; o brasileiro Rafael Silva, atleta líder do ranking mundial e bronze na última Olimpíada; Adam Okruashvili, judoca da Geórgia e Andreas Tolzer, Alemão que também foi medalhista de bronze em Londres.
“Este será meu primeiro mundial em casa. Em 2007 (último mundial realizado no Rio de Janeiro), a torcida foi muito importante nas conquistas do judô e esse ano não vai ser diferente”, observa Rafael Silva.
“Alguns atletas se destacam, como o Teddy Riner, o Adam Okruashvili e o Sung-Min Kim, mas acho que não há favorito. Todas as lutas são difíceis”, ressalva Rafael.
Vale destacar o currículo de Teddy Riner. Atual campeão Olímpico, o francês é um verdadeiro fenômeno do esporte. Desde 2009, o judoca só foi derrotado uma vez. Além do ouro em Londres, o atleta possui ainda um bronze, conquistado nos jogos de Pequim, cinco títulos mundiais como profissional e mais 2 como Junior. Isso sem falar dos títulos em Grand Slams e torneios continentais. Isso tudo com apenas 24 anos. Apesar deste invejável currículo, Riner terá trabalho na categoria, principalmente se depender de Rafael Silva, que vive ótima fase e lutará em casa.
“Todos os judocas treinam para bater o Teddy Riner, ele é uma referência. Mas estarei lutando em casa, com o apoio da torcida. Tenho certeza que isso será uma vantagem se lutarmos”, finaliza Rafael Silva.
Entre as mulheres a disputa não será menos acirrada. Mais uma vez o Brasil está entre os favoritos. A paulista Maria Suelen Altheman será a representante brasileira na categoria peso pesado (+78 Kg). Ela é a atual líder do ranking mundial, posição conquistada no último mês, durante o Grand Slam de Judô da Rússia. Na ocasião, a atleta superou a cubana Idalyz Ortiz, medalha de ouro nos Jogos de Londres. A atual campeã olímpica é outra que estará na briga pelo título do mundial do Rio de Janeiro. Além delas, a japonesa Megumi Tachimoto e a eslovena Lucija Polavavder também figuram entre as favoritas.
“ Com certeza a presença da torcida brasileira vai nos favorecer. Toda a minha família estará lá me apoiando, vamos ter até que fretar um ônibus para levar o pessoal do interior de São Paulo para o Rio”, brinca Maria Suelen.
“Quem está no mundial está lá porque é bom, então não existe muito favoritismo, mas eu destaco como principais oponentes a Idalyz Ortiz e a Megumi Tachimoto, elas são muito fortes”, finaliza Maria Suelen Altheman.
Os ingressos para o Campeonato Mundial de Judô serão gratuitos. Para garantir um lugar na arquibancada do Maracanãzinho basta acessar o site do evento e reservar a sua entrada. O cliente receberá, por e-mail, uma confirmação da reserva, que deve ser levada no dia da luta. Serão liberados até três ingressos por pessoa.
Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!