Em competição realizada nos dias 18 e 19 de maio, no ginásio do SESI da cidade de Simões Filho, região metropolitana de Salvador – Bahia, foram definidos os Campeões Brasileiros da classe Sub 18 de 2013. Com 287 atletas inscritos, a competição teve a hegemonia dos judocas de São Paulo, que conquistaram 11 medalhas, sendo sete de ouro, duas de prata e duas de bronze e o título geral do certame nacional.
Completaram o pódio Mato Grosso do Sul com dois ouros, duas pratas e três bronzes e Rio de Janeiro com dois ouros e dois bronzes.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Kainan Pires, José Basile, Gabriela Clemente, Hugo Praxedes, Leonardo Gonçalves, Ellen Furtado e Aine Schmidt. As de prata por Bruna Silva e Karoline Barbeirotti e as de bronze com Yasmin Fernandes e Hiago Pirolo.
“Para mim, especificamente, o Brasileiro foi tão difícil quanto as Copas européias. Talvez não tecnicamente, mas aqui, por eu estar colecionando bons resultados lá fora, as atletas me enxergam como alvo a ser vencido. Na Europa, as atletas têm mais contato entre elas, se conhecem e assim crescem mais. Por isso acho que esses Treinamentos de Campo que a CBJ está organizando serão muito importantes. Treinando com mais gente, você cresce mais. Em algumas federações não há atletas de nível muito alto, até porque não tem muita gente com quem treinar. Então, acho que o nível vai melhorar. E agora vem aí o Campeonato Mundial, para o qual estou me sentindo muito preparada. Tenho dado meu máximo em cada treino desde que perdi o Mundial do ano passado. Estou muito focada e concentrada no meu objetivo. Tenho certeza que dessa vez vai dar tudo certo“, informou Aine Schmidt.
“As expectativas são altas para o Mundial. Agora, é treinar muito e focar só nessa competição. Estou preparado, já tenho uma bagagem, e não será novidade para mim. Vamos lá para dar o melhor. O Campeonato teve um nível bem alto. Aqui, o pessoal não tem as mesmas coisas loucas que lá fora, mas vem sempre com muita garra e vontade de ganhar. Foi um treino excelente”, valorizou Hugo Praxedes e complementou: “Acho que o foco de todo mundo é disputar uma Olimpíada. E, para tanto, temos que passar por tudo que estamos passando. Costumo falar que é um degrau de cada vez, que assim vamos conquistar o mundo. Estamos subindo devagarzinho, somos Sub 18, ainda. Ano que vem, chegaremos ao Sub 21 e é manter o trabalho da mesma forma que hoje, dando o máximo”.
“Em minha avaliação, nessa categoria algumas coisas devem especialmente bem observadas por nós da comissão técnica, principalmente sobre a fundamentação técnica e o lado psicológico. A gente vê que ainda faltam alguns fundamentos e, no lado psicológico, há atletas que se abalam muito quando estão perdendo. O atleta Sub 18 ainda está formando seus fundamentos técnicos, bem como sua personalidade no judô. Então, foram esses os aspectos a que eu mais fiquei atenta aqui no Brasileiro”, avaliou a treinadora da seleção Sub 18, Danusa Bittencourt.
“A gente trabalha em equipe, então, o objetivo de eu estar aqui é avaliar. Avaliar a competição, os atletas não estão com a seleção e dos que já fazem a participação nesses Estágios, todos eles, desde o princípio do ano. E eu, como técnica da equipe Sub 21 aproveito para já ir conhecendo mais de perto esses atletas que, a partir do ano que vem, farão parte da minha equipe. No geral, foi identificado que há mais atletas do que antes em um nível forte e isso, o surgimento de novos grupos, novos estados é muito importante para o crescimento do judô. O Espírito Santo, por exemplo, foi uma revelação aqui, fazendo seis pódios. Há pouco tempo era um estado que não aparecia muito. Então, essa descentralização é extremamente interessante para nós”, frisou a atleta de quatro Campeonatos Mundiais, dois Jogos Olímpicos e hoje treinadora da seleção Sub 21, Andréa Berti.
Agora, entre segunda e quarta-feira, serão realizados os Treinamentos de Campo. Todos os atletas inscritos no Campeonato Brasileiro foram convidados a participar.
Clique aqui e confira a documentação fotográfica da competição no sábado.
Clique aqui e confira a documentação fotográfica da competição no domingo.
Com informações da CBJ
Imprensa FPJ
Fotos: Alberto Nunes Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!