Na última sexta feira, 01 de fevereiro, foi realizada na Academia Terazaki, em Suzano, o tradicional Keiko Hajime. Foram reunidas quinze associações da região da 10ª Delegacia da FPJ neste evento.
Para a edição 2013, o organizador do evento, Joji Kimura, delegado da 10ª delegacia, convidou o judoca Alexandre Lee para participar da solenidade.
Como parte do cerimonial, inicialmente o professor Kimura se reuniu com os professores presentes para realizar uma armonização entre todos, uma forma de iniciar bem a temporada.
A cada ano uma academia é escolhida para a realização do Keiko Hajime. A Associação Terazaki é a academia de número 001 na Federação Paulista de Judô e a região de Suzano e Mogi das Cruzes, por serem tradicionais colônias japonesas, mantém essa tradição há mais de 40 anos.
Keiko Hajime: No japão, o Keiko Hajime pode muito bem ser o evento mais importante do ano para os praticantes de artes marciais. Significa “Início de Formação” e é comemorado no primeiro dia de formação de cada ano novo. Por isso na maioria dos dojôs japoneses ocorre durante a primeira semana de janeiro. Há dojôs que comemoram o Keiko Hajime no dia de Ano Novo, por considerarem a parte mais importante das festividades para os praticantes mais dedicados.
Como regra geral, o Keiko Hajime envolve algumas ações simples em seu cerimonial:
• Algumas observações de abertura, ou uma oração de consagração, pelo sensei;
• Cada membro do dojo realiza um kata ou outra demonstração de habilidade;
• No final do seu desempenho, cada membro estabelece a sua ichinen para o ano;
• O sensei realiza um kata ou demonstração de habilidade;
• O sensei faz algumas observações finais.
Depois de sua performance, cada aluno faz uma declaração formal de sua ichinen para o novo ano. Ichinen pode ser traduzido como "resolução". Talvez porque ichinen são feitas em Keiko Hajime, poderia ser considerada como uma resolução de Ano Novo.
No entanto, há uma grande diferença entre itinen e uma resolução de Ano Novo. Isso porque na maioria das vezes resoluções de Ano Novo são quebradas - que são pouco mais do que promessas vazias feitas a si mesmo. Já o ichinen pode-se traduzir também como "sincera determinação." É o mais forte das declarações - o equivalente a dizer: "Eu vou quer fazer isso, ou morrer tentando!"
Outra diferença crucial entre ichinen e Resoluções de Ano Novo está nos números. No Keiko Hajime, cada participante declara apenas um ichinen, enquanto a maioria das pessoas fazem inúmeras resoluções de Ano Novo. Isto é significativo, porque o praticante se dedicará a melhorar um aspecto vital para si, se concentrando com sincera determinação para a realização de seu ichinen. Quando o praticante de artes marciais fzem o ichinen, na maioria das vezes descreve como eles irão fazer um sacrifício pessoal em benefício dos outros, ou uma decisão para melhorar alguma aspecto em seu caráter que está afetando negativamente outras pessoas.
Pelos padrões americanos de celebração, isso não parece muito de uma festa de Ano Novo. Talvez seja porque há um equilíbrio de solenidade e celebração para Keiko Hajime. É, sobretudo, um momento de nova consagração anual de treinamento e desenvolvimento de pessoal. Os desempenhos individuais são muito mais do que os estudantes apenas mostrando suas habilidades. Cada performance é uma declaração visual - uma ação para sublinhar as palavras que se seguirão. O desempenho diz para os observadores, "Este é o quão sério eu estou a minha formação!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!