domingo, 24 de fevereiro de 2013

Credenciamento de Técnicos de São Paulo reúne 800 judocas


Com a presença maciça dos técnicos e professores do Estado de São Paulo foi realizado neste sábado, 23 de fevereiro, o Credenciamento de Técnicos 2013 da Federação Paulista de Judô. Este ano, técnicos do interior e da capital se reuniram em um único encontro, no auditório principal do Palácio dos Trabalhadores, prédio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo que está localizado no bairro da Liberdade, na capital paulista. A organização do evento contabilizou a presença de oitocentos participantes.

O seminário foi iniciado com um workshop,  pelo diretor geral da MKS ADIDAS, Murilo Saba, que apresentou a proposta de patrocínio firmado com a FPJ e como ela será conduzida ao longo do ano. Apresentou também a nova linha de agasalhos e kimonos, aprovados pela FIJ.

Na sequência, o discurso do Campeão Olímpico Aurélio Miguel, que parabenizou a FPJ pela realização do evento, mostrando a força do judô paulista, que se transforma em construção de seres humanos, de cidadãos e também de resultados para o esporte brasileiro. Aproveitando a oportunidade, Aurélio dividiu com os presentes o momento delicado que está passando, que segundo ele seja talvez a maior luta de sua vida. E ele tem que dar satisfação sobre o que está acontecendo à sua família. À sua família sanguínea ele já havia dado satisfação e que agora ele teria que dar satisfação a sua outra família, a família do judô.

Ele disse que no ano em que estaria preparando a festa de comemoração dos 25 anos da conquista do ouro olímpico juntamente com a Federação Paulista de Judô, foi envolvido em algo que ele desconhece, não participou e não participa. Aurélio explicou em detalhes perante a comunidade judoísta o escândalo político que estão querendo envolvê-lo. Aurélio finalizou o tema dizendo que está respondendo a dois processos: O dos tribunais, que ele está seguro que conseguirá provar sua inocência e o segundo, o da opinião pública que o condena antes mesmo de de ter qualquer prova, e que será a sua luta mais difícil até o último dia de sua vida.

Professor Francisco de Carvalho Filho, vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, discursou para os presentes. Abriu o discurso informando a todos que Alessandro Puglia assume a presidência da FPJ até o fim de seu mandato que vai até 31 de dezembro, como forma de já prepará-lo para uma transição tranquila para a próxima gestão. Então, Francisco de Carvalho solicitou ao Alessandro que conduza a FPJ com muito respeito, a cada professor e a cada um do grupo do judô do Estado de São Paulo. Dentre os assuntos abordados pelo professor Francisco, um destaque para a transição que está acontecendo com o judô do país, onde o Aurélio Miguel esteve com a FPJ e CBJ e participou ativamente desta transição. Atendendo a seu pedido a FPJ compôs uma parceria com a CBJ, para que houvesse uma pacificação no judô nacional, que culminou em uma alteração no estatuto da CBJ permitindo eleger o professor Francisco de Carvalho Filho o terceiro vice-presidente da CBJ. Francisco pediu a todos que ajudem a FPJ, que continuem trabalhando em suas associações, que tenham sempre em mente que o judô não é uma modalidade igual as outras. Que o judô é uma modalidade diferenciada, que o professor de judô, além de ensinar uma modalidade de luta, dá uma formação, ajuda, fortalece e por isso tem que ter a postura de um educador.

Professor Francisco finalizou seu discurso, dando total apoio à Aurélio Miguel. Pediu para que todos aguardem o desfecho desse processo, e lembrou a todos que ele é inocente, até que provem o contrário. Infelizmente a imprensa já o condenou, mas que a FPJ estará sempre do lado dele e acredita que ele terá um excelente resultado. Francisco tem certeza que a comunidade do judô vai ficar do lado dele e tem certeza da sua inocência.

O presidente da FPJ Alessandro Panitz Puglia em seu discurso, cumprimentou a todos e reiterou as palavras do vice-presidente da CBJ, professor Francisco de Carvalho Filho e deu seu apoio ao Aurélio Miguel nesse momento difícil o qual está passando.

Puglia destacou o trabalho realizado pelo professor Francisco de Carvalho Filho a frente da FPJ, afirmando ser uma pessoa ímpar dentro deste cenário e que a ida dele para a CBJ será de muita importância para o judô paulista e nacional. lembrou também dos problemas de saúde enfrentados pelo professor Francisco, inclusive a realização do transplante hepático ocorrido há poucos meses.

Puglia informou aos presentes que a FPJ já iniciou as comemorações dos 25 anos da conquista do ouro olímpico de Aurélio Miguel, começando pelo credenciamento técnico. Todas as carteirinhas da FPJ, medalhas dos campeonatos paulistas receberão o timbre do slogan do Aurélio (ajoelhado de braços abertos).

Aproveitando a presença dos medalhistas olímpicos e atletas da seleção do passado e do presente neste credenciamento, Puglia agradeceu a todos e afirmou que o crescimento do judô no estado, além do trabalho sério de seus professores, se deve também ao incentivo ocorrido com os títulos conquistados por eles. Presentes no Credenciamento os campeões olímpicos Aurélio Miguel (Seul 88), Rogério Sampaio (Barcelona 92), o medalha de prata Carlos Honorato (Sydney 2000) e o medalha de bronze Henrique Guimarães (Atlanta 96), além de Carlos Cunha, Andrea Berti, Fabiane Hukuda, Nelson Onmura, Daniel Fausto Del´Aquila entre outros.

Alessandro também anunciou a nomeação do campeão olímpico Rogério Sampaio como delegado da 11ª Delegacia Regional do Litoral e agradeceu a ele, que mesmo com todos os compromissos que tem, aceitou mais este e do delegado Regional da 10ª delegacia,  Joji Kimura como o novo Diretor Técnico da FPJ. Duas pessoas de alto nível que vem somar o corpo técnico e administrativo da FPJ.

Segundo Alessandro Puglia, no ano passado a FPJ cresceu 18% no número de filiados, resultado do trabalho que todos os professores estão fazendo no Estado e lançou o desafio a todos para que o judô cresça mais 10% em 2013, fortalecendo ainda mais o judô bandeirante.

Finalizando seu discurso e citando uma frase que seu pai costuma dizer, "A quem muito foi dado, muito será cobrado", Puglia assumiu esse compromisso com todos.

O Credenciamento contou com a palestra de Rogério Sampaio Cardoso, Campeão Olímpico nas Olimpíadas de Barcelona em 92, com o Título "Como chegar a um título Olímpico". Em sua palestra, Rogério contou um pouco de sua vida desde quando começou o judô aos 04 anos, com bastante riqueza de detalhes até chegar ao seu título olímpico em 1992. Embasado em sua experiência e pelos resultados que obteve não só com as olimpíadas mas também em outros importantes campeonatos, Rogério explicou as melhores práticas e formas de se fazer uma preparação para ser atleta de alto rendimento. Uma palestra bastante interessante, bem descontraída e que manteve o público atento a cada detalhe descrito por Rogério.

Uma importante presença marcou o Credenciamento Técnico 2013: O presidente da Confederação Brasileira de Judô, professor Paulo Wanderley Teixeira, que pela primeira vez participou de um evento de nosso Estado. Em seu discurso, professor Paulo Wanderley disse estar honrado pelo convite e que não pode estar presente antes por conta dos compromissos com o judô nacional e internacional. Teixeira disse estar surpreso com a quantidade de professores presentes no encontro e como eles contribuem para a hegemonia do judô. Disse que sabe da pujança do judô paulista e que é o motor central do judô brasileiro. Durante sua explanação, professor Paulo Wanderley disse da importância do judô nacional, que é uma referência no judô mundial. "Sempre tivemos o talento de nossos atletas, a capacidade de seus técnicos e professores e de verdade e concretamente isso acontece no dia de hoje", informou o dirigente nacional e complementou: "Hoje nós temos, não só os técnicos e atletas dando seu recado dentro do tatame, mas temos a capacidade de organização de eventos, de novas tecnologias dentro do judô". Como exemplo, professor Paulo Wanderley citou a utilização do estrategismo na CBJ, que trocam informações com profissionais dessa área da França, Alemanha, Russia e Japão.

Disse que muito o orgulha, ver o judô nacional chegar nesse ponto, mas tem plena consciência que tudo começa nessa célula principal que são os técnicos das academias e associações.

Em São Paulo, a CBJ sempre teve especial atenção e vários judocas contribuíram com a atual administração, com seu conhecimento na área e citou nomes como Rogério Sampaio e  Henrique Guimarães. Citou os nomes dos técnicos que atuam na seleção de base hoje, como Douglas Vieira, Andrea Berti, Danusa Shira e Fulvio Miata, complementando que é praticamente uma seleção de técnicos paulistas. E não só na área de técnicos, a CBJ tem o cuidado de garimpar profissionais de outras áreas no Estado de São Paulo, que estão ajudando no desenvolvimento do judô brasileiro. Professor Paulo Wanderley disse que essa aproximação da CBJ com o judô paulista sempre existiu em uma afinidade de propósitos, metas e objetivos. Em algum momento o formato de se chegar ao alvo foram por caminhos diferentes, mas alvo e objetivo sempre foram os mesmos.

Encerrando seu discurso, o professor Paulo Wanderley afirmou que estamos vivendo um novo momento no judô brasileiro. A partir do dia 09 de março toma posse a diretoria eleita em janeiro para o próximo quadriênio e nesse momento temos a consolidação da unidade do judô brasileiro que foi elaborada por pessoas que estão com o mesmo objetivo. O Marco desse novo momento virá com a posse dessa diretoria que contará com a presença e participação do professor Francisco de Carvalho Filho como vice-presidente da CBJ. "Realmente de fato e de direito, agora nós estamos com o mesmo pensamento e rumo do judô brasileiro, com esse objetivo único de colocar cada vez mais nossos atletas, nossos técnicos, árbitros, dirigentes no mais alto patamar e no pódio do judô mundial", encerrou o professor Paulo Wanderley.

Deu-se continuidade ao Credenciamento a palestra "Atualização das Regras de Arbitragem" do professor Dante Kanayama, diretor estadual de arbitragem da Federação Paulista de Judô.

O professor Dante apresentou os principais tópicos das recentes atualizações das regras de arbitragem e também algumas dicas importantes de comportamento dos técnicos, judogui, etiquetas do judoca, pegadas e agarre, dentre outros tópicos. Todas os tópicos de sua palestra estão publicados no site da FPJ, bastando clicar aqui para conferir. No final de sua palestra o professor Dante exibiu um vídeo com exemplos reais gravados nos principais campeonatos internacionais (Olimpíadas de Londres, Grand Slam de Paris, etc).

Em breve este vídeo será disponibilizado no site da FPJ, pois está em fase de particionamento do arquivo e redução de tamanho, para que seja viabilizada a sua publicação na internet.

A grandiosidade do Credenciamento de Técnicos 2013 mostrou a força que o judô paulista se encontra, tanto em participação como em interesse dos professores e técnicos que não mediram esforços para participarem do credenciamento para se manterem atualizados e preparados para a temporada que se inicia. Foi um momento histórico e com certeza será lembrado por muitos.

A documentação fotográfica do Credenciamento de Técnicos está disponível. Clique aqui e confira.

Com informações da Imprensa FPJ

Por: Boletim OSOTOGARI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!