quarta-feira, 11 de julho de 2012

Para Tiago Camilo, experiência olímpica garante tranquilidade durante os Jogos


Há 12 anos, a Seleção Brasileira de Judô chegava nas Olimpíadas de Sydney com representante em todas as sete categorias masculinas. Entre eles, um judoca, ainda menino, de apenas 18 anos, começaria a escrever seu nome na história: Tiago Camilo. A medalha de prata conquistada na "Terra dos Cangurus" amadureceu o atleta que seria em seguida campeão um mundial e o bronze olímpico em Pequim 2008, além de dezenas de medalhas internacionais.

Após disputar até o último instante a vaga olímpica com o compatriota Hugo Pessanha, Camilo,  sexto colocado no ranking olímpico de sua categoria, tem um dado ao seu favor: dos cinco judocas à frente na lista, somente o líder, Ilias Iliadis (Grécia), possui uma preciosa medalha olímpica - foi ouro nos Jogos de Atenas 2004.

"A bagagem ajuda bastante, até porque a Olimpíada é uma competição que gera muito estresse psicológico. O atleta tem que ter maturidade para absorver este estresse e não o reverter em algo negativo", disse Camilo, que continuou: "A experiência olímpica que já tive vai me dar tranqüilidade e segurança. Não vou participar de algo novo em Londres. Irei viver novamente uma experiência que é boa. Pensar em Olimpíada, para mim, é bom".

O caminho percorrido por Tiago Camilo nos últimos 12 anos, desde Sydney, também é essencial para alivar a pressão por resultados. Principalmente se levado em consideração a expectativa em torno da seleção brasileira de judô, que, ao lado de Japão e França, terá representantes em todas as categorias em Londres.

"É lógico que a pressão externa sempre vai existir, mas tenho meus objetivos pessoais. Luto com muito amor. A vontade de dar ippon a cada luta é o que me mantém no tatame. O resultado é consequência e nunca chega antes da luta. Sei que se lutar bem o resultado virá", concluiu o, assim como Aurélio Miguel e Leandro Guilheiro, duas vezes medalhista olímpico.

Por: CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!