terça-feira, 24 de julho de 2012

Olimpíadas 2012: Psicologia trabalha com atletas e equipe técnica


Mente sã, corpo são. Com os aspectos físicos recebendo todos os cuidados, a cabeça dos atletas não poderia ser deixada de fora. Não apenas dos judocas. Nessa reta final para os Jogos Olímpicos de Londres, a dedicação da psicóloga Adriana Lacerda, que acompanha a equipe em Sheffield, está também direcionada aos integrantes da comissão técnica. Os 18 profissionais de diversas áreas foram alvo de palestra de Adriana, que faz parte do Departamento de Psicologia da Confederação Brasileira de Judô ao lado de Erick Conde.

"O trabalho da Psicologia Esportiva é definido pela identificação, análise e intervenção dos aspectos psicológicos presentes, antes, durante e após a prática esportiva. Neste cenário, além dos atletas, que são protagonistas do espetáculo, estão inseridos os membros da comissão técnica que também podem contribuir no alcance de bons resultados", diz Adriana Lacerda.

Na palestra no início do período de aclimatação em Sheffield, coordenadores, técnicos, preparador físico, médicos, fisioterapeutas, massoterapeuta, auxiliares-técnicos, nutricionistas, imprensa e estrategista foram apresentados aos temas relacionados às particularidades do contexto vivenciado sob o olhar da psicologia.

"Foram abordados aspectos sobre liderança, importância da escuta ativa, tipos de comunicação (verbal e não-verbal), responsabilidades e orientações de conduta comportamental foram expostos objetivando orientar e fornecer suporte emocional a  todos que trabalham diretamente com os atletas neste momento tão importante", enfatiza Adriana.

Manoela Penna, de Sheffield

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!