Realizado hoje, 14 de julho, na Arena Olímpica do Ibirapuera, o exame de Graduação de Faixas reuniu 20 judocas candidatos a graduação de faixas pretas. Logo pela manhã os candidatos participaram do curso "História e Filosofia do Judô", ministrado pelo professor Francisco Aguiar Garcia, de Ribeirão Preto.
Na sequência foi realizada a cerimônia de abertura, que contou com a presença dos representantes da CBJ, os professores Odair Borges e Yoshihiro Okano, do presidente da FPJ, Francisco de Carvalho Filho, do vice presidente Alessandro Puglia, do assessor parlamentar do vereador paulista e campeão olímpico Aurélio Miguel, o Sr Mausler Paulinetti, do árbitro que representará o Brasil nas Olimpíadas de Londres, o profesor Edson Minakawa, do coordenador de arbitragem, professor Dante Kanayama, além dos professores que participaram nas bancas julgadoras.
Após a abertura e juramento do judoca, os candidatos realizaram a prova escrita, para depois serem avaliados no kata e no gokyo. Todos os candidatos foram aprovados nos exames, que graduou um faixa preta 4º dan, três faixas pretas 3º dan, dois faixas pretas 2º dan e quatorze faixas pretas 1º dan.
No final do exame, o professor Mario Luiz Miranda proferiu a palestra "Ser um Faixa Preta" e ao término da palestra, foi realizada a cerimônia de entrega e troca das faixas. O presidente Francisco de Carvalho Filho antes da entrega das faixas, inforou os presentes sobre a alteração nos procedimentos da CBJ na questão dos diplomas de Faixas pretas expedidos pela entidade, que agora só serão enviadas após a FPJ encaminhar a lista de aprovados. Desta forma, foram entregues certificados da FPJ, porém Carvalho Filho deixou bem claro que para efeitos oficiais o diploma de faixa preta é o que é expedido pela CBJ.
O ponto máximo da cerimônia foi o momento que os judocas aprovados realizaram, todos juntos, a troca das faixas.
O evento teve cobertura fotográfica e transmissão on line em tempo real pelo boletim OSOTOGARI.
O próximo exame de graduação será realizado no final do ano.
Clique aqui e confira as fotos dos exames realizados e da troca de faixas.
Por: Boletim OSOTOGARI - FPJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!