terça-feira, 5 de junho de 2012

Blog do Rogério Sampaio: Antônio Tenório, um supercampeão a caminho do pentacampeonato olímpico.



Aurélio Miguel e eu somos os únicos judocas brasileiros a conquistar medalha de ouro em Jogos Olímpicos, pelo menos por enquanto.

Em Londres, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo poderão comemorar o terceiro pódio em Olimpíada. Guilheiro tem dois bronzes e todas as condições de conquistar o ouro; assim como Tiago, que já coleciona uma prata e um bronze. Mas, apesar de não aparecer com frequência na mídia, um judoca brasileiro está indo para Londres na expectativa de conquistar sua quinta medalha de ouro consecutiva. O nome dele é Antônio Tenório da Silva, o maior campeão do judô paraolímpico de todos os tempos.

Embora alguns brasileiros possuam mais de uma medalha olímpica, vale ressaltar que, no judô, só é possível trazer um ouro a cada Olimpíada e Antonio Tenório teve a honra de subir ao degrau mais alto do pódio nas quatro últimas edições dos Jogos Paraolímpicos. Um feito espetacular para qualquer atleta, paraolímpico ou não.

Deficiente visual desde os 13 anos, quando, em uma brincadeira, levou uma estilingada de semente de mamona no olho esquerdo, perdendo a visão deste olho, Tenório ficou completamente cego, seis anos depois, quando uma infecção lhe tirou a visão do outro olho.

Apesar da deficiência, o talento e a garra de Tenório fizeram dele um grande campeão. Ouro no judô dos Jogos Paralímpicos de Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008, ele promete ser um dos destaques da delegação brasileira na Paraolimpíada de Londres.

Tenório é de São Bernardo do Campo, tem 41 anos e, além do tetracampeonato olímpico, ele também já conquistou medalhas em Mundiais e Jogos Parapanamericanos. Sem dúvida, um grande nome do judô brasileiro.


Por: Blog do Rogério Sampaio - R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!