sábado, 18 de fevereiro de 2012

Rafaela Silva é bronze em Dusseldorf.

A judoca brasileira Rafaela Silva (57kg) conquistou neste sábado, dia 18, na Alemanha, a medalha de bronze no Grand Prix de Dusseldorf. Rafaela foi superada na semifinal pela japonesa Anzu Yamamoto por ippon e, com o resultado, faturou 80 pontos no ranking olímpico que definirá os classificados aos Jogos de Londres 2012. O Grand Prix de Dusseldorf continua neste domingo, com a participação de Maria Portela (70kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Hugo Pessanha (90kg), Leonardo Leite (100kg), Luciano Corrêa (100kg), Daniel Hernandes (+100kg) e David Moura (+100kg).

O ranking mundial foi criado pela FIJ em 2009 e será o principal critério de classificação para as Olimpíadas de Londres 2012. Estarão classificados para os Jogos os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria. No Grand Prix de Dusseldorf, a medalha de ouro vale 200 pontos para a lista, enquanto a prata vale 120 e bronze 80. Pelo critério, os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados. Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

Além da medalha de bronze, foram destaque neste sábado em Dusseldorf Erika Miranda (52kg) e Mariana Silva (63kg), que ficaram com a quinta colocação.

Para conquistar a medalha de bronze, Rafaela Silva fez quatro lutas. Na primeira rodada, venceu por yuko a armena Zhanna Stankevich, depois, vitória por ippon sobre a canadense Joliana Melancon. Nas quartas-de-final, Rafaela Silva bateu a experiente cubana Yurileidys Lupetey, algoz da brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011. Como em Grand Prix não há disputa de repescagem, a derrota na semifinal para a japonesa Yamamoto garantiu o bronze para a brasileira. Em 2011, Rafaela Silva foi campeã do Grand Prix de Dusseldorf.

Os demais judocas do Brasil que estiveram em ação neste sábado não conseguiram avançar no GP de Dusseldorf. Breno Alves (60kg) venceu por ippon o venezuelano Javier Guedez na primeira luta, mas acabou superado pelo sul-coreano Hyeon-Gwang Choi por ippon na segunda rodada. Felipe Kitadai, também no 60kg, perdeu seu primeiro combate no GP para o canadense Sérgio Pessoa por yuko. No 66kg, Luiz Revite venceu o grego Georgios Azoidis por ippon, mas, depois, foi batido pelo ucraniano Serhiy Drebot por wazari. No feminino, Katherine Campos (63kg) superou na primeira luta Aigerim Kydyrbayeva, do Cazaquistão, por wazari, mas, na sequencia, foi superada pela japonesa Kana Abe por ippon.

Por: In Press Media Guide - CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!