A judoca brasileira Maria Portela (70kg) conquistou neste domingo, dia 12, a medalha de bronze na Copa do Mundo de Budapeste, na Hungria. Maria venceu na disputa do terceiro lugar a alemã Iljana Marzok por ippon e, com o resultado, conquistou 40 pontos no ranking olímpico e mundial da Federação Internacional de Judô. A lista foi criada pela FIJ em 2009 e será o principal critério de classificação para as Olimpíadas de Londres 2012. Estarão classificados para os Jogos os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados, no limite de um atleta por país em cada categoria.
Na última lista divulgada pela FIJ, Maria Portela aparece na 21ª colocação com 460 pontos.
Para garantir o resultado, Maria Portela fez cinco lutas. Na primeira rodada, Portela venceu por yuko a americana Kathleen Sell. Depois, vitória por wazari sobre a francesa Karine Berger. Nas quartas-de-final, a brasileira venceu por yuko a sul-coreana Ye-Sul Hwang. Na semi, Maria Portela foi superada por wazari pela cubana Onix Cortes.
Mariana Silva (63kg) foi outra brasileira que competiu neste domingo na Copa do Mundo de Budapeste. Mariana perdeu na primeira rodada para a holandesa Esther Stam, por ippon. Entre os homens, que estiveram em ação na Copa do Mundo de Oberwart, na Áustria, o melhor resultado foi conquistado por Leonardo Leite (100kg), que ficou na sétima colocação. Leonardo venceu na primeira luta Gabor Geier, da Áustria, por ippon. Depois venceu por ippon Adil Fikri, do Marrocos. Na terceira rodada, vitória sobre o turco Feyyaz Yazici, por yuko. Nas quartas-de-final, Leonardo perdeu para o francês Cyril Maret por wazari e, na respescagem, foi derrotado pelo mongol Temuulen Battulga por ippon. Luciano Corrêa, também da categoria até 100kg, venceu na primeira rodada o ucraniano Dmytro Luchuyn por wazari, mas, na rodada seguinte, caiu por ippon para Elmar Gazimov, do Azerbaijão. No peso pesado (+100kg), David Moura foi superado na estreia pelo mongol Munkhbaatar Khadbaatar.
Pelo ranking da Federação Internacional de Judô, estabelecido na temporada de 2009-2010 (de maio a abril), os pontos adquiridos em competições naquele ano perdem 75% do valor até o fechamento da lista Olímpica em 30 de abril de 2012. Os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados. Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.
Por: In Press Media Guide - CBJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!