quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Flávio Canto: “A gente aprende muito mais do que ensina”.

O judoca medalhista olímpico é o fundador do Instituto Reação, no Rio de Janeiro, que promove a inclusão social por meio do judô e da educação

O judoca Flávio Canto, 36 anos, nunca se conformou em ver a segregação social que grita em cidades como o Rio de Janeiro, onde mora atualmente. Nascido na Inglaterra, o esportista – que começou a competir no judô pela Seleção Brasileira aos 19 anos – usou o sentimento de indignação para criar um projeto que beneficia mais de 1.200 pessoas, a ONG Instituto Reação. “A pobreza e a riqueza se misturam nos mesmos bairros. Isso fez com que eu tivesse essa vontade de querer mudar algo”, diz.

Foi aos 19 anos que Flávio começou ações de filantropia com alguns amigos. Arrecadava alimentos em competições e visitava orfanatos. Durante um tempo, tais ações eram suficientes para suprir a vontade de ajudar o próximo, mas logo percebeu que poderia ir além. “Em 2000, tive vontade de fazer algo mais consistente e comecei a dar aulas de judô como voluntário na Favela da Rocinha. Em muito pouco tempo percebi que o trabalho dava resultado, tive retorno da garotada”, afirma.

Três anos mais tarde, o judoca envolveu-se tanto com a ONG que fez do tema seu trabalho de conclusão do curso de direito, que estava terminando. Em 2003, o Instituto Reação, que tem como lema o esporte e a educação, saiu do papel e ganhou fôlego. Para ter aulas de judô com Flávio e outros professores da equipe dele, os alunos precisam frequentar as aulas de um dos quatro cursos oferecidos: a Oficina da Palavra, que trabalha com leitura, produção de texto e poesia; a Oficina da Tecnologia e Cotidiano, que ensina economia de energia; a Oficina da Ciência e Arte, que trabalha com material reciclado; e a Oficina do Número, que ensina matemática.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Por: Karina Craveiro - Revista Quem
Foto: Tomas Rangel / Editora Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!