domingo, 12 de setembro de 2010

Entrevista: Júlia Dezem Von Ah

A entrevista “uchikomi” da semana é com a judoca Júlia Dezem Von Ah, de Campinas - SP. Faixa marrom, cursando o primeiro ano do ensino médio, classe juvenil, categoria pesado, Julia começou a treinar judô aos oito anos, na escolinha de judô do Clube Cultura Artística de Campinas, onde permaneceu até o final do ano passado, quando aceitou o desafio de participar de um projeto na Companhia Athética de Campinas, através do professor André Gomes de Morais, onde recebeu uma bolsa para treinar e usufruir toda a estrutura da academia. Desde o princípio, Júlia recebe apoio e ajuda no que for preciso de seus pais, que nunca mediram esforços para que ela treinasse judô.

Júlia tem como técnico André Gomes de Moraes, e seus preparadores físicos são André Gomes na Cia Athletica e Daniel Kashiwaguara na Seleção de Campinas.

Principais Títulos: Campeã da Copa São Paulo, Campeã no Campeonato Sul-Brasileiro, Vice Campeã Paulista Junior, 3ª colocada no Paulista Juvenil.

B.O.: Nas últimas competições, você tem se destacado pelo empenho e percebe-se que está se desenvolvendo muito bem na modalidade. A quem você atribui essa melhora em seu rendimento?
Júlia: Devo a minha melhora ao André Gomes de Morais, meu técnico, à Companhia Atlhetica por toda infra-estrutura do local, ao Daniel Kashiwaguara, preparador físico da seleção de Campinas, e ao Luis Fernando Tontoli, técnico da seleção feminina de Campinas. Com todo esse apoio sinto que melhorei muito, mas também não posso esquecer que isso só ocorreu por causa da excelente base que tive no Clube Cultura.

B.O.: Quando foi que você descobriu que estava pronta para começar a competir e como foi a transição treinos/competição?
Júlia: Desde quando comecei a treinar judô, aos 8 anos, sempre tive vontade de competir, então essa transição treino/competição foi tranqüila e continua muito presente até hoje.

B.O.: Como é hoje sua preparação física, técnica e tática?
Júlia: Eu treino a parte física com a musculação quatro vezes por semana. A parte técnica é feita nos treinos de judô de segunda e quarta, na Companhia Atlhetica, na Germano´s e no Clube Concórdia. Já a parte tática é feita principalmente aos sábados, no treino da Seleção de Campinas.

B.O.: Como é sua conciliação com estudos, treinos e lazer? Sobra tempo para mais alguma atividade fora deste circuito?
Júlia: É muito difícil conciliar treino, estudo e lazer, mas é preciso fazer isso. Tenho que aproveitar todo o tempo que não estou treinando para estudar e de vez em quando sair!

B.O.: Sente algum tipo de pressão ou cobrança por resultados? Se sim, como lida com isso?
Júlia: Não há cobranças por parte dos meus pais e nem por parte do André. A única cobrança que tenho vem de mim mesma. Eu sei que com as conquistas, essas cobranças vão aumentando, querendo ou não, e é preciso saber lidar com isso.

B.O.: Qual seu principal objetivo no momento com o judô? E para o futuro?
Júlia: No momento, meu objetivo principal é conquistar o Paulista e o Brasileiro. O futuro é conseqüência do meu treinamento atual e do meu rendimento daqui para frente, mas gostaria muito de conseguir uma vaga na Seleção Brasileira.

B.O.: Já virou tradição no nosso “uchikomi” solicitar uma mensagem ao entrevistado para os judocas que estão começando na modalidade. Por favor, deixe a sua mensagem.
Júlia: A mensagem que deixo é que judô é um esporte que exige muita dedicação e esforço. Mas com ele, vem a disciplina, a alegria e os amigos que você faz ao longo da sua trajetória no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!