sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

ICI e Instituto Vita terão trabalhos acadêmicos apresentados na ENAPEGS 2020


Instituto Camaradas Incansáveis - ICI  e Instituto Vita emplacam dois trabalhos acadêmicos que serão apresentados em maio no ENAPEGS, que será realizada na linda Maceió! 

Os artigos traçam a trajetória da ONG Instituto Vita (Saúde) e do ICI  (judô), escritos com Mônica Pasqualin, Leandro Lacerda (Vita) e lendários Luciano Junqueira e Maria Amélia Jundurian Cora (ICI).

ENAPEGS

O XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social será realizado entre os dias 25 e 28 de maio de 2020, na cidade de Maceió-AL. O tema do Enapegs 2020 é “Gestão social e solidariedade democrática: polarizações, alternativas e novos saberes”. Com esse tema procuram convidar os pesquisadores e estudantes para debater quatro dimensões fundamentais para compreender e repensar as relações entre o Estado, o mercado e a sociedade civil numa perspectiva contemporânea, quais sejam:

Polarizações: Querem demonstrar um interesse pelas pesquisas que estão na fronteira entre os estudos de movimentos sociais e os estudos organizacionais e que olham com atenção para a mudança de propósitos e atitudes manifestados por governos, empresas e sociedade civil capaz de revelar profundas clivagens e polarizações na sociedade contemporânea. Referem-se às situações ocorridas no contexto internacional (Brexit, eleição de Donald Trump, 'Não' ao referendo pela paz na Colômbia, ascensão de governos e parlamentos autoritários na Europa, separatismo na Espanha, etc); e ao contexto nacional (pós junho de 2013, ascensão da nova direita, MBL e Vem pra rua, fakenews, manifestações contra J.Butler e exibição da Queermuseu, impeachment no Brasil, extinção de conselhos, entre outros).

Alternativas: Querem fazer referência aos estudos sobre diferentes grupos sociais e instituições que estão desenvolvendo novos repertórios de resiliência contra a exclusão social e a desigualdade em vários domínios sociais. Proporcionar um espaço de reflexão sobre a emergência/surgimento de redes e alianças entre movimentos, lutas e organizações locais ou nacionais que se mobilizam para lutar contra a exclusão social, a precarização do trabalho, o declínio das políticas públicas, a erosão e verticalização da democracia, a destruição ambiental e da biodiversidade, o desemprego, as violações dos direitos humanos, etc. Querem compreender as estratégias utilizadas, as formas de gestão e governança, os valores, perfis e atitudes destas iniciativas.

Novos saberes: Querem destacar as diferentes lógicas e diferentes formas de pensar e expressar o conhecimento, de modo a construir ponte, diálogo e comunicação entre áreas e atores do saber. Essa perspectiva revela um conjunto diversificado de epistemologias extremamente dinâmicas em que se observa a presença de velhos e novos atores, novas experiências e narrativas que estão sendo reveladas e discutidas, como as perspectivas do feminismo, pós-coloniais, questão racial, epistemologias do Sul, entre outras. Assim, propõem uma reprodução, apropriação e integração desses conhecimentos numa interação com a gestão social. 

Arena pública: Querem enfatizar os estudos que colocam no cerne da pesquisa o "público" enquanto ambiente de interseção social ou institucional (informal, político, confessional, organizacional), em que problemas públicos se constituem para fazer conservar ou transformar o status quo. Aqui percebemos a arena pública como um estilo de encontro específico que fornece a infraestrutura para as organizações, movimentos e o Estado em que se desenvolvem situações de conflito, cooperação, equidade, liderança e que podem ser baseadas em uma prática substantiva de democracia ou ainda de poder arbitrário.

A relação de artigos aprovados para o ENAPEGS 2020 poderá ser acessados no link abaixo:


A descrição do artigo do Vita está em GT 3: Empresas Sociais e Negócios de Impacto.
Código: 8361
Título: Estudo de caso do impacto de uma ONG dedicada ao atendimento ortopédico de atletas de alto rendimento com poucos recursos – o Instituto Vita.
Autores: Rodrigo Guimarães Motta, Leandro Pereira de Lacerda, Maria Amélia Jundurian Corá, Luciani Antonio Prates Junqueira, Monica Pasqualin.

A descrição do artigo do ICI está em GT 12: Gestão Social e Educação para o Desenvolvimento.
Código: 8184
Título: Os desafios e progressos de uma ONG dedicada ao esporte: a trajetória do ICI – Instituto Camaradas Incansáveis.
Autores: Rodrigo Guimarães Motta, Luciano Antonio Prates Junqueira, Maria Amélia Jundurian Corá.

Por: Boletim OSOTOGARI








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada