terça-feira, 31 de julho de 2018

USP - Ciência e Esporte: "O Judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil"

Professor Tito e Professor Sadao durante o Kangueiko de São Carlos

Durante o Kangueiko de São Carlos, tivemos a honra de conhecer o professor Tito José Bonagamba, Físico do Instituto de Física da USP e judoca.

Em nossa conversa, nos informou que em 20 de novembro de 2017, no Auditório da EEFERP/USP, Ribeirão Preto, foi realizado o Workshop Estratégico USP - Ciência e Esporte: "O Judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil".

Organizadores:
Prof. Tito José Bonagamba (IFSC/USP)
Prof. Emerson Franchini (EEFE/USP)
Prof. Cristiano Roque Antunes Barreira (EEFERP/USP)
Prof. Marcelo Papoti (EEFERP/USP)
Prof. Hamilton Brandão Varela de Albuquerque (IQSC/USP e PRP/USP)
Prof. Cleber do Carmo (FPJ/RP)
Prof. Matheus Theotônio da Silva (CBJ)
Ruan Felipe de Oliveira Neves (USP/SC)

Esse primeiro workshop, segundo o professor Tito, foi o embrião de um projeto que  visa a melhor integração entre a universidade e as entidades esportivas. E a modalidade escolhida para o início desses trabalhos foi o judô. Em 2018 eles pretendem dar continuidade a esse projeto.

O Objetivo do Workshop

A USP mantém cursos de graduação e pós-graduação diretamente relacionados com a Educação Física e o Esporte, em três unidades distintas (EEFE, EEFERP e EACH), além de possuir outras unidades e cursos com interface com o Esporte (por exemplo: Fisioterapia, Psicologia e Medicina, apenas para citar alguns).
 
O nível de excelência em pesquisa na área de Sport Sciences (conforme classificação do Web of Science) é demonstrado por sua liderança em produção acadêmica nesta área: cerca de 25% de toda aprodução nacional nesta área advém de pesquisadores da USP; dentre os 10 pesquisadores brasileiros mais produtivos nesta área, seis são professores da USP. Recentemente, o ranking de Shangai indicou a USP como a 22a instituição na área de Sport Sciences, ao passo que o curso de Esporte da USP foi considerado o 31o do mundo. Portanto, a USP reúne excelentes condições para contribuir academicamente para o desenvolvimento do Esporte Nacional.
 
Por sua vez, o Judô possui histórico diretamente relacionado com o ambiente universitário, dado que seu fundador, Jigoro Kano, vinculou sua criação como meio de educação. Adicionalmente, Jigoro Kano foi professor universitário e é considerado uma das figuras mais importantes da história da Educação Física e do Esporte japoneses. Entre suas maiores contribuições, além da criação do Judô, estão o desenvolvimento de instituições para formação de professores de Educação Física e o fato de ter sido o primeiro japonês membro do Comitê Olímpico Internacional.
 
No Brasil, o Judô é uma das modalidades olímpicas mais bem sucedidas, com um total de 22 medalhas em Jogos Olímpicos. O primeiro pódio olímpico do Judô foi conquistado em 1972, com o bronze de Chiaki Ishii, em Munique. É importante destacar que a primeira final olímpica do Judô disputada por um brasileiro foi realizada por Douglas Eduardo de Brito Vieira, então estudante da EEFE/USP.
 
Contudo, embora o Brasil tenha avançado na produção de conhecimento em Ciência do Esporte e alcançado expressivos resultados em competições internacionais, ainda existe muita dificuldade no aprimoramento dos conhecimentos adquiridos nesses dois ambientes produtivos, em grande parte devido à falta de integração entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, resultando em enormes perdas para os dois lados.
 
Assim, considerando o perfil da USP na área de Ciência do Esporte e o expressivo desempenho do Judô Brasileiro no âmbito internacional, a interação recíproca entre as Comunidades Acadêmicas e Esportivas Nacionais, com transferência mútua de conhecimentos entre ambas, poderia resultar no fortalecimento das relações entre a USP e a comunidade que atua nesta modalidade, trazendo benefícios para todos os envolvidos e servir de modelo para outras iniciativas de aproximação da universidade com o Esporte em geral.
 
Desta forma, o Workshop propôs uma aproximação da USP com a Comunidade do Judô Brasileiro, procurando estabelecer uma colaboração de reciprocidade benéfica para todos, com uma programação que incluiu a discussão de temas de relevo para o Judô, entre participantes das duas Comunidades.

Clique aqui para maiores informações.

Por: EEFE, EEFERP e EACH - USP




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada