terça-feira, 3 de julho de 2018

Opinião: Um dos grandes legados dos 110 anos da imigração japonesa ao Brasil.


As duas principais premissas da nossa modalidade, segundo seu criador, Shihan Jigoro Kano: jita Kyoei ( progresso e benefício mútuo, próprio e dos semelhantes) e Seiryoku Zenyo ( máxima eficiência com economia de energia).

Entrar no judô é muito fácil, mas o judô entrar na pessoa é outra história! Ser uma pessoa proativa na sociedade, fortalecer-se como indivíduo e usar este diferencial para o bem comum ,coletivo, é o Jita Kyoei na prática! Buscar ser eficiente, perfeccionista em suas ações e empreendimentos, como que apura uma técnica de preferência, um tokui waza, a ponto de jogar de ippon e ás vezes nem saber como aquela técnica saiu tão naturalmente na luta e o oponente, menos ainda, saber como caiu, tamanha habilidade técnica, é o que devemos buscar no dia a dia na nossa vida.Esta é a prática do Seiryoku Zenyou.

Não devemos nos esquecer nunca que somos acima de tudo judocas e judoca não é judoca só no dojô ou no shiai jô! Respeito, lealdade,honra,coragem,honestidade ,humildade, são algumas das heranças do Bushidô presentes no judô .Parecem palavras que no nosso mundo atual , em muitos momentos, tornam-se vazias e fora de moda, mas no entanto, nunca foram tão necessárias e atuais na nossa sociedade,e nós, professores , temos a missão de levar esta mensagem a frente.

Neste ano é comemorado os 110 anos da imigração japonesa ao Brasil. Nosso esporte é um dos maiores legados culturais deste povo , onde uma grande leva de professores imigrantes para cá vieram , ajudaram a forjar o caráter de cidadãos de bem.

O judô é uma grande escola de lideranças que forma o guerreiro samurai moderno, que hoje tem a missão de contribuir para construção de um mundo melhor a cada dia e se as pessoas de bem não se apresentarem para ocupar os espaços , cargos, funções na sociedade, tenham a certeza que o campo ficará aberto para gente com objetivos duvidosos 
Muito obrigado à aqueles que nos ensinaram sua cultura!

Professor Calasans Camargo
6º dan e Delegado Regional da Federação Paulista de Judô no Vale do Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada