terça-feira, 8 de novembro de 2016

Bahia é Campeã no Brasileiro de Veteranos


No ultimo final de semana a Federação Baiana de Judô – Febaju em parceria com o Shopping Paralela realizou o Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata. Com uma média de 400 atletas inscritos, oriundos de 26 estados brasileiros, o evento, que tradicionalmente ocorre no estado de São Paulo, pela primeira vez foi realizado dentro de um shopping. A equipe anfitriã ocupou o lugar mais alto do pódio seguida por São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Febaju assumiu a execução do evento, que corria sérios riscos de não acontecer em 2016, por não ter uma entidade com interesse em assumir tamanha responsabilidade. Mas, com o apoio da Confederação Brasileira de Judô – CBJ o presidente da Febaju, Marcelo Ornelas, não apenas realizou as duas competições, como também inovou. “O evento foi um sucesso, só recebi elogios. Não a dúvidas que sempre temos alguma coisa a melhorar, mas quando atletas e professores experiêntes exaltam nossa organização é porque o trabalho foi bem feito”, celebra Ornelas sem esquecer da importância que a conquista da equipe baiana trouxe para o estado. “Fiquei muito feliz com o resultado. Essa conquista dentro de casa foi muito importante, porque os veteranos servem de referência aos nossos jovens. Nessa competição eles demonstraram exatamente isso, que possuem muito conhecimento a passar”, afirma o presidente.

O paulista Eduardo Rosa Vicente, campeão na categoria leve, M5 (destinada aos atletas com idade entre 50 e 54 anos), gostou do fato de o evento acontecer no shopping, mas o que lhe chamou mais a atenção foi a grande participação de outros estados. “Eu luto judô desde os três anos de idade, nunca lutei em um shopping, achei legal pra caramba! Em São Paulo muita gente não vai porque é um evento muito caro, mas, aqui foi muito bacana, além de variar um pouco o ambiente”, garante Eduardo.

O Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata estimulou também o retorno de atletas que já não competiam há muitos anos, como por exemplo, a baiana Silvia Schlou, meio pesado feminino F3 (direcionada as atletas com idade entre 40 e 44 anos). Por não ter nenhuma mulher em sua categoria, Silvia não chegou a competir porém, garantiu a sua medalha de ouro. “Fico muito feliz em ver que tem pessoas novas, mas nós ainda precisamos de mais mulheres. O feminino sempre teve menos atletas que o masculino”, declara a atleta.

A meio médio Divayl Santos concorda com a colega Silvia Schlou e fez a inscrição pensando exatamente na possibilidade de estimular o retorno de outras atletas.  “Eu fiz a minha inscrição pensando nisso, para que o judô feminino possa crescer um pouco mais na Bahia. Porque tem muita atleta, principalmente do veteranos, que são boas e que estão precisando retornar. A Associação Master de Judô é o marco deste ano, para o Judô Baiano, por resgatar esses atletas. Esse campeonato, principalmente por ser no shopping, chama atenção. Depois de dois anos eu estou voltando a competir justamente para estimular os meus alunos a competir também”, garante Divayl.

Este sentimento de superação e estimulo aos alunos é o que faz com que muitos professores resgatem o interesse pelas competições. Porém, nem só de lutas é formado o judô, a sua base e essência vem do kata, uma modalidade que a Bahia também está buscando a sua consolidação.  Foram cerca de oito duplas baianas participando do evento e a grande maioria conquistou um espaço no pódio.

Os mais experientes na competição os professores Acácio Guimarães e seu filho Victor Renoir e Rone Montenegro, acompanhado também do filho, Victor Henrique, levaram seus alunos que demonstraram ter aprendido bem a lição. “É muito bom ver os meninos subir no pódio. A gente já se sentiu muito humilhado por viajar e além de voltar pra casa sem medalha, ouvir ainda que a Bahia não sabia fazer kata. Tudo isso serviu de motivação para que pudéssemos alcançar o que conquistamos hoje. Conseguimos colocar um pódio todo repleto da Yama Arashi. Estamos mostrando que o kata competitivo da Bahia existe. Hoje a Bahia pode ser considerada o segundo estado com kata mais forte do Brasil, graças a sementinha que nós plantamos lá atrás”, garante Vitor Renoir.

Confira abaixo a relação dos classificados do Kata

Nague No Kata – Yudan
1º – Wagner Uchida e Paulo Roberto Ferreira (SP)
2º – Carlos Alberto Pereira e Taluan Nogueira (SP)
3º - Glailson Fernando de Souza Luz e Mauricio José Pereira (PA)

Nague No Kata – Dangai
1º – Ricardo José Delphino Salles e Ernesto Massami Kunitake (SP)

Katame no Kata – Yudan
1º – Eduardo Maestá e Roger Tsuyoshi Uchida (SP)
2º – Eduardo Galdencio e Rafael Nunes ( SP)
3º -  Marlan Santos da Silva e Rodrigo Fretre da Silva (BA)

Katame no Kata – Dangai1º – Iago Duque da Silva e Igor Duque da Silva (BA)
2º – Mariana Alves Gama e Yasmini Cheng Chu Schuler Pon (BA)
3º – Leide Dafiny Santos Nunes e Mônica Maria Ribeiro dos Santos (BA)

Kodokan Goshin Jitsu – Yudan
1º – Marcus Michelini e Diogo Rocha Coelho (SP)
2º – Antônio Acácio Guimarães e Victor Renoir Franco Guimarães (BA)
3º – Cristiane Santos Nolasco e Guiliard Dias Brito (BA)

Ju no Kata – Yudan
1º – Aline Akemi Lara Sukino e Juliana Tiaki Osako Maestá (SP)
2º – Roberto Carlos Pereira e Nadia Hissako Hori (SP)
3º – Rafael Rossi e Larissa Thabyda Magalhães (SP)

Ju no Kata – Dangai
1º – Viviane Pereira Santos e João Vitor Gomes Pimentel (BA)

Kime no Kata – Yudan
1º – Sidney Massayuki Fukayama e Airan Rodrigues da Cunha (SP)
2º – Rone Montenegro e Victor Henrique Santos (BA)
3º – Elvis Nobuyoshi Tashiro e Leonardo Luis Vendrame (SP)


Clique aqui e confira todos os resultados do Brasileiro de Veteranos
Clique aqui e confira as fotos do Brasileiro de kata
Clique aqui e confira as fotos do Brasileiro de Veteranos

Fotos: Jonas Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada