segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Contra os prognósticos, Rafaela venceu as dificuldades da vida por ippon


Criada na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, Rafaela Silva poderia ser só mais uma brasileira a sofrer com as dificuldades de uma comunidade carente e com problemas de infraestrutura, saúde e educação.

Mas sua vida mudou aos 8 anos de idade, quando o medalhista olímpico de judô Flávio Canto criou o Instituto Reação. Com o slogan ‘o homem é do tamanho de seu sonho’, a entidade trouxe novas perspectivas às crianças da comunidade carente. E logo Rafaela foi identificada como uma ‘pedra bruta’ a ser lapidada.

Foi lá que a menina rebelde conheceu o técnico Geraldo Bernardes, treinador brasileiro nos Jogos Olímpicos, e começou a obter bons resultados nas categorias de base, logo chegando à seleção nacional.

Toda esta trajetória quase foi interrompida por uma desclassificação inesperada em sua primeira luta na Olimpíada de Londres-2012, por conta de uma técnica irregular. Sofreu com declarações preconceituosas na internet e quase desistiu do esporte.

Mas a jovem guerreira perdeu a batalha, e não a guerra. Em mais uma reviravolta na vida, sagrou-se a primeira campeã mundial no feminino, em competição disputada no Rio de Janeiro em 2013.

E quis o destino que a consagração da menina que cresceu na Cidade de Deus viesse justamente em sua cidade natal. Mesmo em uma chave difícil, contra as melhores do mundo, calou os críticos e conquistou a sonhada medalha de ouro olímpica.

O choro, que veio fácil após a confirmação do árbitro e durante a execução do hino nacional, foi um merecido desabafo para a mulher que cresceu com as dificuldades e venceu na vida por ippon.

Foto:  Geraldo Bubniak/AGB

*William ‘Gulô’ Freitas é coordenador de pós-graduação e professor universitário na área de lutas, além de diretor da Associação de Judô Gulô. Faixa preta de judô 5º Dan pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô), ele é um dos comentaristas do Placar UOL Olimpíada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada