segunda-feira, 25 de julho de 2016

Em clima olímpico, livro apresenta a história do Judô em Santos

Santos é a terra do Surf e do Tamboréu, mas sabia que ela também é celeiro de grandes judocas? O sensei José Gomes Medeiros, de 82 anos, revela no livro “Memórias de um judoca- a história do Judô em Santos”, publicado pela Bueno Editora, que esta arte marcial japonesa está presente na região desde 1949, quando o professor Hikari Kurachi iniciou o processo de difusão.

O lançamento da obra é em 28 de julho, no Clube Internacional de Regatas, das 18h30 às 21h30, e contará com a presença de atletas, alguns dos primeiros faixas pretas, entre outros convidados.

O livro traz as memórias de José Gomes Medeiros, um dos mais importantes judocas da cidade. Em mais de 60 anos de carreira, o educador acompanhou o processo de implantação da modalidade em clubes como Portuários, Santos Futebol Clube, Internacional, Vasco da Gama, Estrela de Ouro, Atlético Santista, Brasil Futebol Clube, entre outros.
Trata-se de uma publicação inédita no mercado editorial brasileiro porque aborda os primeiros professores e campeões, e a atuação dos representantes santistas nos principais campeonatos.

Para contar este importante capítulo da história esportiva de Santos, sensei Medeiros reuniu depoimentos do campeão olímpico Rogério Sampaio, dos medalhistas Leandro Guilheiro, Danielle Zangrando, Andrea Berti, Marcos Daud, Rosângela Oliveira (Índia) e Telma de Souza, do presidente da Fupes, Paulo Miyashiro, do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Chico do Judô, e de muitas outras personalidades.

Ao todo, a publicação tem mais de 25 depoimentos que ajudam a compor a trajetória do “Caminho Suave” em terras santistas.

Sobre o autor
José Gomes Medeiros nasceu no Rio Grande do Norte, mas migrou aos 13 anos para Santos.
Conheceu o Judô nos anos 1950, tendo treinado e atuado no Portuários, Santos Futebol Clube e no Clube Internacional de Regatas.

Desde 2010, é diretor de cursos de fundamentos técnicos e de kata da Federação Paulista de Judô, onde é responsável pelo exame de faixa preta em Santos.

No decorrer da estrada marcial, treinou milhares de crianças, adolescentes e adultos, além de ícones comoJairo Pereira de Azevedo (professor em Alphaville e Clube Paineiras),Ivo Vieira Nascimento (professor na Academia Rogério Sampaio e escolinhas infantis), Telma de Souza (professora do Brasil Futebol Clube, especialista em Judô para crianças e adolescentes), Marco Antônio Marcolin (professor e psiquiatra de renome internacional),Ricardo Ayres (coronel da Aeronáutica de Santos e grande competidor), José Acácio Domingues (empresário da área jurídica), Roberto Hermida Oganda (empresário da área jurídica) e Paulo Rodrigues (coronel da Policia Militar Santista).

Aos 82 anos, ministra aulas no Ginásio Arena Santos e no Clube Internacional de Regatas.


 Bueno Editora & Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada