segunda-feira, 23 de maio de 2016

Tocantins: Palmas Judô Clube conquista 3ª etapa do Tocantinense e mantém invencibilidade na temporada


Com 30 medalhas de ouro, 12 de prata e 6 de bronze, a equipe Palmas Judô Clube (PJC) repetiu os feitos das etapas de abertura do Campeonato Estadual de Judô e se manteve invicta nesta temporada do Tocantinense ao vencer a 3ª etapa, disputada neste sábado, 21, na Quadra de Esportes do Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, no Aureny I, em Palmas. A segunda colocação nesta fase ficou com o Sesc, que conquistou 19 ouros, 9 de prata e 6 de bronze; seguido do Guerra/Sesi (8, 1, 5), Kodokan Paraíso (5, 6, 3), Araguaína/Aocam (5, 4, 2) e do Dom Bosco (2 ouro e 1 bronze).

Mesmo abrindo uma vantagem no ranking em relação às demais academias em disputa do Tocantinense, o Sensei Celso Galdino, líder da PJC, acredita que a dificuldade no campeonato aumentará a partir das próximas etapas. “O resultado que conseguimos até agora é porque estamos mantendo a mesma base de competidores. Os atletas que terminaram o ano de 2015 competindo pela equipe e os que iniciaram e seguem disputando em 2016, são praticamente os mesmos. Agora, a tendência é que a gente venha a colocar, aos poucos, atletas da academia que logo vão ter condições de competir na base, na categoria Sub-11. Eu creio que como o nosso Judô está crescendo, as demais academias vão fazer a mesma coisa; por isto, nas próximas etapas devemos ter mais participantes e uma disputa até melhor”, explicou o faixa preta 5º DAN.

Tocantins em alta
Presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), o Sensei Georgeton Pacheco, faixa preta 5º DAN, celebra a crescente do judô tocantinense, inclusive no cenário nacional. “Eu no estado há 19 anos e, de lá para cá, nós viemos formando atletas, inclusive 56 faixas pretas e isto vai se multiplicando. No ano passado, tivemos uma atleta vice-campeã brasileira Sub-21, a Ennilara; já este ano, o Jonas ficou em segundo do Sub 18; ou seja, isto nos coloca entre os 10 melhores estados do País e com moral junto à CBJ pelo trabalho que estamos realizando, o que nos traz muita felicidade, porque é difícil fazer esporte amador sem recurso, sem uma verba específica para isto. Mas, mesmo assim, nós já tivemos um aumento de mais de 20% no número de competidores do ano passado para este; e, na próxima etapa do estadual, é previsto que nós venhamos a receber equipes de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e de Brasília, em um evento de maior destaque, um interestadual, a 1ª Copa Palmas Judô Clube de Judô, e isto faz com que a gente sinta esta alegria de já estar colhendo frutos a nível nacional, e, principalmente, dentro do nosso estado, com os nossos alunos e professores”, exaltou o Sensei Ton.

Próxima etapa
A 1ª Copa PJC de Judô está prevista para o dia 25 de junho, em Palmas, no Centro de Atividades Sesc. O torneio terá como convidadas equipes de outros estados e do Distrito Federal, contando como a 4ª etapa do Tocantinense.

Brasileiro Sub-21
Antes da 4ª etapa do Estadual, os atletas da equipe PJC terão compromisso com o Campeonato Brasileiro Sub-21, em Lauro de Freitas, na Bahia, entre os dias 04 e 05 de junho. Este compromisso começa um pouco antes para o Sensei Celso, que do dia 1º ao 03 de junho, também em Lauro de Freitas, participará do 2º Curso Nacional de Capacitação Técnica de Judô, sendo o único representante do Tocantins nesta atividade.

Jitakyoei
Para julho, a PJC planeja levar o maior número possível de atletas para dois eventos tradicionais do Judô. O primeiro, entre os dias 1º e 03 de julho, é a Copa Minas, realizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O segundo, o Kangueiko da Associação de Judô de Bastos, no interior de São Paulo, treinamento de inverso realizado entre os dias 11 e 15 de julho com o conceituado Sensei Umakakeba.

Para viabilizar este planejamento, o Dojô PJC vai promover, no próximo dia 04 de junho, um Yakissoba, contando, para o sucesso dele, com um princípio fundamental do Judô, conforme explica o próprio Sensei Celso. “Uma das máximas do Judô é o Jitakyoei, que significa a amizade e prosperidade mútuas. Nesta última etapa, por exemplo, eu saí mais cedo do evento para ajudar, de forma voluntária, o Lar Batista, preparando um Yakissoba para arrecadar fundos para esta grande obra social. E será isto que nós vamos fazer também, contando com a ajuda de todos para conseguirmos recursos para que os atletas possam ir para a Copa Minas e para treinar em Bastos, o que vai elevar o nível dos que puderem participar”, explicou o Sensei.

Os ingressos para o Yakissoba já estão sendo vendidos pelos próprios atletas PJC e podem ser adquiridos por R$ 20,00 a unidade, que dá direito se servir à vontade. Os interessados em participar deste evento, que acontece no dia 04 de junho, a partir das 19h30, na Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins, localizada na Avenida Teotônio Segurado, Conjunto 01, número 04 [de frente à Polícia Federal], podem entrar em contato com a academia PJC pelo número 9920-7544 ou visitar o Dojô, localizado na Quadra 804 Sul, Avenida LO 21, Lote 13. [Ascom PJC / Fotos: Divulgação e Maria Amélia]

-- 
Total Comunicação e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada