domingo, 8 de maio de 2016

Brasil conquista o bronze do Superdesafio Copa Internacional de Seleções


As comemorações do Dia das Mães para os judocas da seleção brasileira foram no tatame do Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, e terminaram com Brasil no pódio do Superdesafio Copa Internacional de Seleções. Depois de uma derrota para Rússia nas quartas-de-final, a equipe nacional reagiu e conquistou a medalha de bronze de forma invicta vencendo as sete lutas contra a Grã-Bretanha por ippon. 

"O objetivo maior é chegar bem em Tóquio 2020. Eu vi que todos entraram com vontade, com muita garra e esse deve ser o espírito sempre. O nível das equipes estava muito equilibrado. Nós perdemos para a Rússia de 4 a 3 assim como o Japão não teve vida fácil na final e venceu por 4 a 3. Há de se valorizar esse bronze do Brasil", comentou Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ, que acompanhou o evento no ginásio.  


O peso-ligeiro Kainan Pires imobilizou Peter Miles no primeiro confronto e colocou o Brasil na frente. Em seguida, Daniel Cargnin (66kg) desequilibrou Neil MacDonald com uma técnica de ashi-waza (técnica de pernas) e ampliou a vantagem brasileira com mais um ippon.

“Ontem eu fiquei o dia inteiro pensando na minha derrota para o russo e foi a minha mãe que aturou o meu mau humor e que me deu suporte quando eu mais precisava” contou Cargnin, dedicando a vitória à sua mãe, Ana Rita, que faz aniversário neste domingo.  “Ela e meus técnicos me fizeram acreditar em mim mesmo. Hoje eu vim para ganhar de ippon.”

O terceiro ippon brasileiro do dia veio com Lincoln Neves contra Daniel Powell. Rafael Macedo (81kg) foi implacável e finalizou seu combate em 15 segundos contra Oscar Di Domico. Com a quarta vitória, o Brasil garantiu a medalha de bronze do torneio. 

Henrique Francini (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e João Cesarino (+100kg) mantiveram o alto rendimento da equipe nas últimas lutas e fecharam o placar em sete a zero para o Brasil.

“Procuramos corrigir os erros cometidos contra a Rússia e melhoramos a autoestima deles para que eles acreditassem. Tivemos muitos ippons, mas isso não significa que os combates foram fáceis. Foram lutas duras, mas nossos atletas tiveram a tranquilidade para fazer o que sabem fazer de melhor”, avaliou Douglas Vieira, técnico da seleção brasileira.

O ouro da competição ficou com a seleção do Japão que derrotou a Rússia por 4 a 3 em duelo definido apenas na última luta. O pesado Genta Tanaka venceu Ruslan Shakhbazov por ippon quando o confronto estava empatado em 3 a 3, garantindo, assim, o título da competição para o Japão. O segundo bronze ficou com a seleção da Geórgia, que bateu a Itália por 5 a 2. 

As equipes permanecerão em Lauro de Freitas e se reunirão a outros 40 judocas brasileiros para treinamento de campo na cidade baiana até a próxima terça-feira, 10.

Em Baku, David Moura também fatura o bronze

Depois da prata de Maria Portela, o pesado David Moura conquistou a segunda medalha do Brasil no Grand Slam de Baku neste domingo, 08, no Azerbaijão. No duelo decisivo contra Temuulen Batulga, da Mongólia, o brasileiro pontuou com um yuko para garantir o pódio e os 200 pontos no ranking mundial.   

David chegou à semifinal com vitórias sobre Nadir Huseynov, do Azerbaijão, Mohammed Tayeb, da Argélia, Barna Bor, da Hungria e, na semifinal, perdeu para o ucraniano Iakiv Khamo, medalhista de bronze no último campeonato mundial. 

"Fiz muito boas lutas, com a atitude que venho treinando. Ajustarei os detalhes mas seguindo nessa minha linha. Meu trabalho está sendo bem feito e essa medalha é fruto disso", disse David.
Rafael Silva (+100kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg) também lutaram neste domingo, mas não avançaram às disputas por medalha. A próxima competição da seleção principal será o Grand Prix de Almaty, no Cazaquistão, no próximo final de semana. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada