sexta-feira, 15 de abril de 2016

Sensei Rioiti Uchida ministra curso técnico e pedagógico de Kata para judocas baianos


O sensei Rioiti Uchida, 7º Dan, dono de quinze títulos mundiais de Kata, ministrou no último final de semana, dias 09 e 10 de abril, o Curso Técnico e Pedagógico de Padronização dos Katas no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Salvador. O evento foi promovido pela Federação Baiana de Judô (Febaju). 

“O kata é um complemento no treinamento do Judô. Antes de fazer um bom Kata é preciso treinar o judô, é preciso fazer ukemi, as quedas, treinar uchikomi e randori. Se você não tiver esse conhecimento técnico o kata também não fica bom”, disse Uchida. “O kata é mais para o nosso aperfeiçoamento pessoal, como ser humano”, completou o kodansha.

São oito tipos diferentes de kata, cada um deles com um compromisso específico: arte de domínio de solo, físico, kata de projeções, cientifico, combate, dentre outros. 

“Existia uma divergência de professor para professor sobre a prática do kata. Cada um ensinava de uma forma diferente a mesma técnica. Então, buscamos Uchida para fazer uma reciclagem e uma padronização do kata”, disse Jorge Sobreira, 7º Dan, membro da comissão de grau da Febaju .

Maior autoridade do judô na Bahia, o professor kodansha 8º Dan, Francisco Magalhães Pinto, esteve presente durante todo evento acompanhando de perto tudo que era passado pelo professor Uchida e seu filho, Wagner Tadashi Uchida, 3º Dan. 

“Quem sabe kata, sabe judô. Ele trabalha a mente e o físico, todo atleta precisa praticar o kata todos os dias, não apenas antes do exame de faixa. O judô da Bahia está crescendo e esse é um exercício diário para fortalecer o judô”, concluiu.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada