terça-feira, 15 de março de 2016

Medalhistas olímpicos recebem homenagem da CBJ durante treinamento da seleção brasileira


O dia 15 de março de 2015 foi histórico para o judô brasileiro. Faltando 143 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a Confederação Brasileira de Judô promoveu um encontro de gerações no dojô do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Rio de Janeiro. Em evento inédito, 15 dos 16 judocas brasileiros medalhistas olímpicos foram homenageados pela CBJ durante o Treinamento de Campo Internacional da seleção que se prepara para os Jogos deste ano. Na cerimônia, cada um deles recebeu um judogui personalizado com backnumber na cor da medalha olímpica conquistada, além do nome do judoca e da edição dos Jogos em que ele subiu ao pódio.

“Esse encontro é mais um recorde de todos os recordes que a Confederação Brasileira de Judô tem batido nos últimos anos. É um momento histórico termos aqui reunidos os atletas que fizeram, os que ainda estão fazendo e também aqueles que farão história no judô brasileiro”, comentou Paulo Wanderley Teixeira, presidente da CBJ.

Judocas de todas as gerações olímpicas participaram da homenagem, desde o primeiro medalhista, Chiaki Ishii, bronze em Munique 1972, passando por Luiz Onmura, bronze em Los Angeles 1984; Walter Carmona, bronze em Los Angeles 1984; Douglas Vieira, prata em Los Angeles 1984; Aurélio Miguel, ouro em Seul 1988 e bronze em Atlanta 1996; Rogério Sampaio, ouro em Barcelona 1992; Henrique Guimarães, bronze em Atlanta 1996; Tiago Camilo, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008; Carlos Honorato, prata em Sydney 2000; Leandro Guilheiro, bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008; Flávio Canto, bronze em Atenas 2004; Ketleyn Quadros, bronze em Pequim 2008; Sarah Menezes, ouro em Londres 2012; Mayra Aguiar, bronze em Londres 2012; e Rafael Silva, bronze em Londres 2012; além de Felipe Kitadai, bronze em Londres 2012, que foi representado por Charles Chibana.

“Senti muita alegria hoje. Podemos perceber um trabalho competente, profissional pelos frutos que estão dando. O judô brasileiro hoje é completamente diferente da minha época de atleta”, comparou Carmona, medalhista de bronze em Los Angeles 1984.

"Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história, pelo conquistei, mas ainda fico tímida perto desses grandes campeões. Tenho um carinho especial pelo sensei Chiaki Ishii, porque fazemos aniversário juntos e, coincidentemente, ele foi o primeiro homem medalhista e eu a primeira mulher", contou Ketleyn Quadros, que ganhou um judogui relembrando seu bronze em Pequim 2008. 

Os presentes foram entregues pelo presidente Paulo Wanderley e por atletas das categorias de base numa forma de integrar passado, presente e futuro. Entre as promessas da “Geração Tóquio 2020” estavam Nathália Mercadante, bronze no Mundial Sub 18 Kiev 2011; Layana Colman, campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014; Camila Gebara, prata no Mundial Sub 21 Abu Dhabi 2015; Beatriz Souza, bronze no Mundial Sub 18 Sarajevo 2015; Daniel Cargnin, bronze no Mundial Sub 21 Abu Dhabi 2015; Leonardo Gonçalves, bronze no Mundial Sub 21 Abu Dhabi 2015; Lincoln Neves, bronze no Mundial Sub 21 Abu Dhabi 2015; e Rafael Macedo, ouro no Mundial Sub 21 Fort Lauderdale 2014.

Campeão mundial em 2007 e um dos capitães da atual seleção, o meio-pesado Luciano Corrêa falou em nome de todos os atletas que seguem na busca pela glória olímpica. 

"É uma honra estar aqui hoje falando em nome dos meus colegas de tatame. Vocês são inspiração para todos nós atletas, porque vocês chegaram lá onde todos nós buscamos chegar. E vê-los aqui hoje nos motiva ainda mais a lutar por nossos sonhos, pois vemos em vocês que isso é possível", disse. 

O encontro foi finalizado com golpes no tatame em tom de comunhão e descontração entre todos os judocas presentes. O evento foi prestigiado por autoridades como o ministro da Defesa, Aldo Rebelo; o ministro do Esporte, George Hilton; o Secretário Nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser; e o Contra-Almirante Carlos Chagas. Com conquistas nas últimas oito edições de Jogos Olímpicos, o judô é o esporte que trouxe mais medalhas olímpicas para o Brasil. São 19, no total, sendo três de ouro, três de prata e 13 de bronze.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ
Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CBJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada