terça-feira, 20 de outubro de 2015

Judô tem os medalhistas dos Jogos Universitários Brasileiros definidos


O judô encerrou a participação na 63ª edição do JUBs com a disputa por equipes neste domingo, 18 de outubro. Os confrontos aconteceram no ginásio do UTC (Uberlândia Tênis Clube). No feminino, a UNIP-SP superou a UCBD-MS e terminou em primeiro. No masculino, o ouro ficou com o Centro Universitário Celso Lisboa-RJ, seguido da UNISUL-SC.

Entre os destaques da UNIP é Eleudis Valentim, campeã por equipes pelo Brasil na Universíade Gwangju 2015. “O nível de atletas e técnicos, está ficando muito forte. Este ano posso comparar com o brasileiro e acredito que o JUBs possa ser um evento teste”, afirmou a Judoca.

Já pela Celso Lisboa, o grande destaque foi o pesado Ruan Silva, que venceu seu confronto na final contra Gabriel Pauletti da UNISUL-SC e Celso Lisboa-RJ e deu início à vitória dos cariocas. Essa foi o terceiro ouro de Ruan, já que ele também foi o campeão nas categorias Pesado e Absoluto.

“Ganhar o ouro é sempre muito bom. Vencer por ippon é melhor ainda. Ano que vem, vou voltar para ganhar o ouro novamente”, disse Ruan, que explicou sua tática para ganhar Francinaldo Segundo, do Piauí na final. Se eu fosse bater na força com ele eu cansaria mais rápido. Procurei me movimentar antes, e depois usar a força. Deu certo”, disse depois de garantir o primeiro ouro do judô do JUBs 2015, na sexta, dia 16.

Ainda na sexta, na categoria meio-pesado o título foi para Santa Catarina, com o atleta Gabriel Pauletti do Amaral. De acordo com o judoca da Unisul, arriscar tudo foi o grande trunfo para a vitória. “Só podia ganhar se fosse por ippon, então busquei até o final e entrei o golpe. Vi que estava no último minuto, arrisquei e consegui”, disse o atleta. 

Felipe Guimarães Soares, do estado do Espírito Santo, que representa  a faculdade Doctum, levou a medalha de ouro no médio. “Ver que meu esforço rendeu frutos me deixa muito feliz. A premiação só veio para coroar a minha participação neste evento importantíssimo para todos os atletas universitários e isso com certeza é muito importante para mim”, afirmou o judoca.

Na modalidade feminina, a medalha de ouro da categoria médio 70 quilos ficou com Anne Caroline Barbosa, representante da UNIP de São Paulo. De acordo com a competidora, o JUBs é forte como o campeonato brasileiro, pois o nível é equivalente. “As meninas que lutamos são muito fortes e isso aumenta cada vez mais o meu nível para as outras competições. Para o JUBs, em específico, eu fiz um treino diferenciado sem muitas folgas no meu clube, o Pinheiros, e desde então eu não tenho parado de treinar”, disse.

Nessa mesma categoria, o Tocantins fez história ao conquistar sua primeira medalha da história dos Jogos Universitários, a prata de Ennilara Lisboa, da IFTO-TO, superada justamente na final por Anne Caroline.“Fiz quatro lutas e todas foram muito fortes. Eu achei ótimo medalhar no Jubs, tanto por ser um campeonato nacional fortíssimo como também por trazer a primeira medalha da competição para o Tocantins. Vou seguir treinando e espero ter muitas chances de conquistas como essa”, afirmou Ennilara, que já havia marcado seu nome no esporte tocantinense por ter sido a primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro para o Tocantins nos Jogos Escolares Brasileiros para atletas de 12 a 14 anos.
 No feminino, as campeãs foram Jéssica Neves (48kg), da UNIP-SP; Jéssica Pereira (52kg), do UNISUAM-RJ; Gilmara Prudêncio (57kg), da UNIP-SP; e Mayara Oishi (Absoluto), da PUC-PR. 

“Já é a segunda vez que eu participo do JUBs. No ano retrasado, fiquei em terceiro lugar e esse ano, conquistei a medalha de ouro. Estou muito feliz em melhorar a minha meta”, comemorou a ligeiro Jéssica Neves. “Os Jogos Universitários Brasileiros são muito importantes pra pegarmos bagagem de competição e também para avaliarmos a parte técnica e saber o quanto melhoramos”, concluiu. 

No masculino, Victor Hugo Delgado (60kg), da UNISANT’ANNA-SP; Gabriel Pinheiro (66kg), da UNINASSAU-PE; Eduardo Katsuhiro (73kg), da UNIP-SP; e Ruan Silva (Absoluto), do Celso Lisboa-RJ conquistaram o ouro.

“O JUBs é uma competição muito importante, por conta do alto nível e isso é positivo para o atleta. Ter uma faculdade que nos apoia é ótimo, pois é possível conciliar os estudos e o esporte”, conclui o judoca.

Clique aqui e confira os resultados completos das categorias individuais do dia 16/10.
Clique aqui e confira os resultados completos das categorias individuais do dia 17/10.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada