quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ao lado de Flávio Canto, Breno Viola se emociona ao relembrar o dia em que recebeu sua faixa preta


O judoca Breno Viola, primeiro atleta Down a conseguir a faixa preta nas Américas, foi um dos convidados do também judoca e medalhista olímpico Flávio Canto no programa “Corujão do Esporte”, da TV Globo, desta semana. Ao lado do atual treinador e representante do Judô Para Todos Brasil, Ricardo Lúcio, Breno pôde rever a reportagem do jornalista Regis Rosing sobre o dia em que recebeu sua faixa preta, há 15 anos. E chorou ao relembrar um dos momentos mais marcantes de sua história como atleta. Nas imagens é possível ver a banca formada pelos kodanshas Marco Aurélio Gama, Chuno Mesquita e Ney Wilson, responsável por entregar a graduação a Breno.

“Eu me emociono muito. Você sabe que atleta perde peso, ganha peso, faz de tudo pra chegar e chegar a uma faixa preta é muito gratificante”, disse Breno, que também agradeceu ao apresentador, parceiro de treinos durante algum tempo, pelo apoio. “Você sempre acreditou em mim. Flávio, Sebástian (Pereira), todos que eram da Santa Luzia. Meus técnicos Ney (Wilson), (Leonardo) Mataruna, que foi um dos primeiros a acreditar em mim, meu irmão também, e agora com o Ricardo”, completou. (Clique aqui e veja esse trecho do programa).

Durante o programa, Ricardo Lúcio falou sobre as adaptações do judô para atletas com deficiência intelectual enquanto Breno Viola e Flávio Canto lutavam em um tatame improvisado no estúdio do Corujão (Clique aqui e veja esse trecho do programa). Ao final da participação, Breno convidou Flávio para ser um dos embaixadores do Judô Para Todos no Brasil. O convite foi prontamente aceito pelo medalhista de bronze nos Jogos Atenas 2004 (Clique aqui e veja esse trecho do programa)..

Atleta do Flamengo, Breno foi o primeiro judoca portador de Síndrome de Down a conquistar a faixa preta nas Américas. Também foi o primeiro brasileiro a viajar para uma competição internacional e a conquistar uma medalha fora do país. O primeiro a conseguir uma medalha na Special Olympics, os Jogos Olímpicos para pessoas com alguma deficiência, e o primeiro a chegar ao segundo e ao terceiro graus na faixa preta. Fora do tatame, Breno estrelou o filme “Colegas” e é defensor de causas ligadas ao Movimento Down, como a facilitação de textos para que as pessoas com necessidades intelectuais tenham mais acessos aos diversos conteúdos. Atualmente, estrela o quadro “Qual a diferença?”, dentro do programa Fantástico, da TV Globo, ao lado do médico Dráuzio Varela, que mostra o cotidiano de pessoas Down.

A Confederação Brasileira de Judô apoia e incentiva o projeto do “Judô para Todos” que tem como objetivo promover a inclusão, o bem estar das pessoas com algum tipo de deficiência e, mesmo de forma adaptada, possibilita a integração com o outro, além de estimular o desenvolvimento físico, o aumento da autoestima e muitos outros benefícios aos praticantes.

O Judô Para Todos tem conseguido realizar competições em diversos Estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná e é um braço da Special Olympics Brasil, Fundação que começou a atuar no Brasil em 1990 e hoje conta com uma sede em São Paulo e atividades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada