terça-feira, 2 de junho de 2015

Brasil é campeão do Desafio Internacional de Judô


O Brasil venceu o primeiro Desafio Internacional de Judô do ano nesta segunda-feira, 01, em Duque de Caxias (RJ), contra a equipe do Equador. O título veio com uma vitória emocionante por 3 a 2, com direito a decisão na última luta. Marcelo Contini (73kg), Phelipe Pelim (60kg) e Nathália Brígida (48kg) venceram seus confrontos e garantiram o primeiro lugar no pódio para a seleção brasileira. 

Em disputa equilibrada contra Vanessa Chala (70kg) na luta de abertura do evento, Barbara Timo não conseguiu seu melhor desempenho e foi superada pela adversária. Na sequência, Marcelo Contini (73kg), por imobilização, carimbou o primeiro ippon do dia, contra Israel Verdugo, e deixou a disputa empatada em 1 a 1. 

Terceira brasileira a entrar no tatame, Veronice Chagas (63kg) não foi páreo para Estefania García e o Brasil ficou novamente em desvantagem com o placar de 2 a 1 para os equatorianos, deixando para Phelipe Pelim (60kg) a responsabilidade de manter o Brasil vivo na disputa. E o ligeiro não decepcionou, superando Lenin Preciado (EQU) por ippon.

"Eu já tinha lutado com ele no Uruguai (Pan American Open). Sabia que ele viria para cima o tempo todo e que eu ia conseguir pará-lo com a minha movimentação e a minha forma de lutar", disse Pelim. "Me motivei bastante para esse Desafio por ser aqui no Rio de Janeiro. Como a Olimpíada vai ser aqui, já dá para sentir um pouquinho do calor da torcida", comentou o brasileiro que está na disputa pela vaga olímpica com Eric Takabatake e Felipe Kitadai na categoria ligeiro (60kg). 

Com o resultado de 2 a 2, coube a Nathália Brígida (48kg), única da equipe que estará nos Jogos Pan-americanos de Toronto 2015, lutar pelo título. Com postura agressiva desde o início do combate, a brasileira conseguiu superar Diana Cobos (EQU) e comemorou o 3 a 2 no final para o Brasil.  

"Foi meu primeiro Desafio. Confesso que fiquei até meio deslumbrada quando entrei no ginásio, com a torcida gritando na hora que eu entrei no tatame. A perna deu até uma tremida", revelou a peso ligeiro ao final da luta. "Foi uma competição diferente. Aqui era uma equipe e eu não estava lutando só por mim. Além disso, a Diana (Cobos) pode ser uma das adversárias nos Jogos Pan-americanos. Então o Desafio serviu também para descarregar um pouquinho da expectativa que eu tava desde a convocação. Deixei tudo ali no tatame e agora estou mais tranquila para voltar a treinar e focar nos Jogos Pan-Americanos", completou.

Retorno do "Pé quente" Geraldo Bernardes 

Técnico da seleção brasileira em quatro Jogos Olímpicos e oito mundiais (1979 - 2000), sensei de grandes nomes do judô brasileiro como o medalhista olímpico, Flavio Canto e da campeã mundial, Rafaela Silva (57kg), Geraldo Bernardes foi especialmente convidado pela Confederação Brasileira de Judô para comandar a equipe novamente no Desafio Internacional.

"É sempre motivo de muita honra voltar a treinar a seleção brasileira. Queria agradecer ao Ney Wilson e às pessoas da CBJ que ainda confiam no meu trabalho. Para mim foi uma grande honra", afirmou. "A equipe do Brasil é um time de jovens, mas com bom nível técnico. Enfrentou uma equipe muito boa também, o Equador, que valorizou a nossa vitória. Foi apertado, mas no final deu tudo certo. Foi muito gratificante. Antigamente, eu tinha fama de ser pé quente. Continuo sendo, né", finalizou com bom-humor. 

O próximo Desafio Internacional de Judô já tem data e local confirmados. O Brasil enfrentará a forte equipe da Colômbia no dia 22 de junho, em São José, Santa Catarina. 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada