domingo, 26 de abril de 2015

Com final verde-amarela no 60kg, Brasil conquista mais seis medalhas em Edmonton


O sábado foi mais um dia de muitas medalhas para o Brasil no Pan-americano de Edmonton. Seis, dos sete judocas em ação chegaram às finais em cinco categorias (48kg, 52kg, 57kg, 60kg, 66kg e 73kg) conquistando mais quatro ouros e duas pratas, com destaque para o ligeiro masculino que teve duelo final entre Eric Takabatake e Felipe Kitadai. O medalhista de bronze em Londres 2012 levou a melhor e conquistou o pentacampeonato pan-americano. 


"Foi minha melhor competição. Faz tempo que eu não faço uma competição tão boa quanto essa. E fazer uma final com o Eric, que é um amigo, é muito legal. Porque mesmo perdendo seria um amigo que seria campeão, sairia feliz também", avaliou Kitadai, que venceu todas as suas lutas por ippon.

A equipe masculina ainda conquistou mais um ouro, com Alex Pombo (73kg), que começou muito bem vencendo a primeira luta por ippon em 30 segundos contra Everet Desilets (USA). Em seguida, ele derrotou Arthur Margelidon (CAN) na diferença de punições (3-2) e conseguiu pontuar com yuko na final com o cubano Magdiel Estrada para ser campeão. 

No feminino, Sarah Menezes mostrou sua força no continente, derrotando duas adversárias duríssimas nas finais: Dayaris Mestre (CUB), na semifinal, e Paula Pareto (ARG), na final. Contra Mestre, a brasileira havia sido punida três vezes, mas conseguiu um yuko que a colocou na final. Em mais uma luta tensa, Sarah levou Pareto a sofrer três punições e sagrou-se campeã. 

"Para mim o resultado foi maravilhoso, principalmente pelo lado emocional, com tudo o que estava acontecendo nas outras competições", revelou a campeã olímpica de 2012. "E também pela maneira como eu lutei, começando muitas lutas perdendo nas faltas, conseguindo controlar, reverter o quadro e aplicar mais faltas na adversária. Então, fico muito feliz com meu desempenho e a forma como eu encarei toda a competição. Agradeço a todos que torceram, me apoiaram e que estiveram comigo em todos os momentos."

O terceiro ouro brasileiro foi de Érika Miranda (52kg), num dia brilhante, vencendo semifinal contra Ecaterina Guica (CAN) e final contra Angelica Delgado (USA), ambas por ippon.  Rafaela Silva (57kg) também chegou à final numa reedição da decisão do mundial de 2013 e do Pan-americano de 2014, quando a brasileira enfrentou a americana Marti Malloy. Neste sábado, porém, a campeã mundial de 2013 ficou com a prata e ainda saiu sentindo muitas dores no cotovelo esquerdo.

A única categoria que não teve representante brasileiro nas finais foi o 66kg. Em sua luta de estreia, Charles Chibana encarou o cubano Carlos Tondique e foi superado nas punições, levando duas contra uma do adversário. 

Com as seis medalhas conquistadas neste sábado, o Brasil lidera o quadro geral e é, matematicamente, campeão com oito ouros, seis pratas e um bronze. Em segundo, Cuba tem quatro ouros, duas pratas e oito bronzes. No domingo, último dia de Pan-americano, mais duas medalhas serão disputadas na competição por equipes (uma no feminino e uma no masculino). Além do geral, o Brasil lidera também no masculino (5 ouros e 3 pratas) e no feminino (3 ouros, 3 pratas e um bronze). 

Por: Assessoria de Imprensa da CBJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pesquisa personalizada